Uma mulher deu à luz soterrada sob os escombros, após o terremoto de magnitude 7.8 que atingiu a região de Jenderes, na Síria, na noite de segunda-feira (6). Equipes de resgate encontraram a bebê, uma menina, ainda ligada à mãe, falecida, pelo cordão umbilical. A mídia local informou que a criança nasceu durante o tremor.
De acordo com o Daily Mail, não apenas a mãe, mas a restante da família da recém-nascida perdeu a vida na tragédia. A criança foi a única sobrevivente da família. Os corpos de Abdalá Mleihan (pai), Aafra (mãe), das três irmãs, do irmão e da tia da bebê, foram encontrados ainda na segunda-feira (6).
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível perceber que um socorrista aparece correndo dos escombros de onde antes havia um prédio. No meio de uma enorme quantidade de metal retorcido, arame farpado e concreto quebrado, ele carrega a bebê. Atrás dele, outro homem corre, segurando um cobertor verde, cheio de poeira, que joga para o homem tentar aquecer a bebê e mantê-la viva.
Um parente da família, Khalil Sawadi, ainda em choque, disse à AFP, que a recém-nascida ainda tinha o cordão umbilical preso à mãe. “Cortamos, e minha prima levou o bebê para o hospital”, disse. O jornalista sírio Hoshang Hassan publicou no Twitter o momento em que a menina é resgatada.
Dois terremotos devastaram a Turquia e a Síria na segunda-feira (6). Outro tremor, de escala, 5,8, abalou novamente a Turquia na manhã da terça-feira (7). O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) informou que o novo terremoto ocorreu a uma profundidade de 1,9 km, na região central do país.
O número de mortos após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) ultrapassa 11.200, segundo o novo balanço divulgado nesta quarta-feira (8).
Fonte: D24am