O polêmico festival de São Fermino, terminou nesta sexta-feira (14), na espanha. O evento tradicional acontece todos os anos e, resumidamente, os participantes provocam touros, soltam os animais e uma multidão (praticamente, apenas homens) sai em disparada para escapar das chifradas e do peso das patas dos animais.
O saldo da edição 2023 foi de 35 pessoas feridas, sendo seis apenas nesta sexta-feira. “Temos cinco pessoas levadas para atendimento”, disse Marta Martín, do Hospital Universitário de Navarra. Um sexto participante foi atendido na enfermaria localizada na praça de touros de Pamplona, segundo um porta-voz da Cruz Vermelha.
O caso mais grave e espetacular se trata de um holandês de 58 anos, que sofreu uma chifrada na região genital.
As corridas de touros ficaram famosas no mundo todo por causa do romance de Ernest Hemingway chamado “O Sol”, no Brasil (“The Sun Also Rises”, em inglês), de 1926. Essa festa da região de Pamplona ocorre sempre no verão e, todos os dias, os participantes começam a correr às 8h (horário local) com os animais. O percurso tem 848 metros.
Desde 1911, ao menos 16 pessoas morreram nessa tradição polêmica, sendo o último óbito o de um espanhol de 27 anos na edição de 2009.
Fonte: D24am