A construção do primeiro hospital municipal é apenas uma das principais propostas para a área da Saúde do prefeito David Almeida, candidato à reeleição, e que forma chapa com o ex-secretário municipal Renato Junior, pela Coligação Avança Manaus. O programa Manaus+ Saúde, contido no plano de governo entregue pelo prefeito à Justiça eleitoral, prevê ainda a construção de mais UBSs e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre outras ações.
“Queremos seguir avançando no que já conquistamos, como as coberturas vacinal e da atenção básica, que é o que compete ao Município. Ainda assim, vamos contribuir com a ampliação nos atendimentos médicos, incluindo diagnósticos e procedimentos clínicos e cirúrgicos que não demandam internação”, destaca o prefeito, em referência à construção do Hospital Dia. Quatro anos Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Manaus foi destaque na oferta ampliada e de qualidade de diversos serviços públicos.
Na Saúde não foi diferente. As 79 unidades de saúde reconstruídas, incluindo de grande porte, permitiram a gestão David Almeida ampliar a cobertura da atenção básica, de 47,2%, no início do mandato, para a casa dos 80%. E até o final deste ano, esse indicador deve superar os 90%. E todo esse investimento tem sido reconhecido pelo Ministério da Saúde. Segundo o Programa Previne Brasil, Manaus é por sete quadrimestres seguidos a capital com a melhor atenção primária na saúde do País.
Novos investimentos Conforme o plano de governo, além da construção de mais UBSs, Caps e de um Centro Especializada em Reabilitação, o Manaus+ Saúde prevê implantação do Laboratório de Prótese Dentária, do Centro Integrado de Tecnologia e Informação em Saúde (Citis), a criação dos Conselhos Distritais de Saúde, unidade móvel de vacinação e outra de atendimento exclusivo à população em situação de rua.
Além das estruturas físicas e equipamentos, a proposta do prefeito é seguir investindo em métodos e tecnologias inovadoras, além da capacitação permanente de gestores e profissionais da saúde. Também serão priorizadas ações que fortalecem a política de prevenção e educação em saúde, incluindo campanhas de vacinação, controle de doenças transmissíveis e programas de saúde da mulher, criança e do idoso.
FONTE: Portal Marcos Santos