A expectativa é de aumento nas vendas e de contratações no setor de alimentação fora do lar em todo o estado, que se prepara para uma temporada aquecida, mesmo diante de desafios econômicos.
O setor de alimentação fora do lar no Amazonas está confiante para o fim do ano. De acordo com a mais recente pesquisa pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Amazonas (Abrasel no AM), realizada com empresários entre os dias 21 e 28 de outubro, 82% dos entrevistados esperam um crescimento nas vendas para o período de festas. Este otimismo, comparado ao ano passado, indica um reaquecimento do setor local, que conta com o aumento da circulação de consumidores impulsionado pelo 13º salário e as celebrações de final de ano.
Além das expectativas de vendas, a pesquisa aponta que 40% dos empresários planejam reforçar suas equipes para dar conta da demanda, enquanto outros 55% pretendem manter o quadro de funcionários. “O último trimestre do ano é um período de aquecimento nas vendas do setor de alimentação fora do lar e isso deve impulsionar também às contratações, conforme apontam os números da pesquisa”, destaca Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas.
No entanto, o levantamento também expõe desafios importantes. Em setembro, 23% dos estabelecimentos locais reportaram prejuízo, enquanto 40% mantiveram-se em equilíbrio e 37% registraram lucro. Um dado que chama a atenção é o impacto da inflação, com 35% dos empresários relatando que não conseguiram reajustar os preços de seus cardápios nos últimos 12 meses, o que impacta diretamente na margem de lucro.
No que diz respeito ao endividamento, 40% das empresas do setor possuem dívidas em atraso. Os principais compromissos pendentes são com impostos federais (55%) e estaduais (36%), seguidos por encargos trabalhistas e previdenciários (33%) e contas de serviços públicos (27%).
Cenário Nacional do Setor Também Aponta Crescimento
Em âmbito nacional, a pesquisa da Abrasel revela um cenário similar, com 78% dos empresários brasileiros esperando um aumento nas vendas para o fim de 2024. Este otimismo vem em um momento crucial para o setor, que ainda enfrenta desafios significativos devido ao aumento dos custos operacionais e à pressão inflacionária.
Para atender ao aumento na demanda, além de planejarem a contratação de novos colaboradores até dezembro, os empresários têm investido em estratégias para atrair e reter talentos, reforçando suas equipes para a alta temporada. Entre as práticas adotadas estão premiações por desempenho, investimento em cursos e treinamentos, e salários competitivos, acima da média do mercado.