A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, neste domingo, 15/12, o encerramento dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed (Jiss) no Campo do PSG, localizado no Parque das Laranjeiras. A edição deste ano alcançou recorde de participantes e se consolidou como importante evento de integração entre os servidores da educação.
Neste domingo, foram disputadas quatro partidas de futebol society, valendo os primeiros lugares das categorias Master e Adulto. Participaram os times PSG, Barcelona, SSGE e Bravos, pela Master; e PSG, VM Júnior, Deafin e Fundeb FC, na Adulto.
Para o chefe da Divisão de Pessoal, Thiago Correia, responsável pela competição, essa edição dos jogos foi um sucesso, porque contou com a participação massiva de servidores de todos os setores da secretaria. “Isso é um momento único na Semed, porque os servidores acabam fazendo a interação e a promoção da saúde também, junto com o setor de qualidade de vida. Gostaria de agradecer a nossa secretária, professora Dulce Almeida, por essa oportunidade de coordenar os jogos”.
Jogos
A rodada final começou com a disputa entre PSG e Barcelona pelo terceiro lugar Master, com vitória por 7 a 0 do primeiro time. Na grande final, SSGE empatou com Os Bravos por 2 a 2 no tempo normal. Na disputa de pênaltis, 3 a 2 para os Bravos.
Tiago Pastana, goleiro dos Bravos, defendeu duas penalidades e se sagrou herói da conquista. Ele agradeceu pela oportunidade de participar dos jogos e interagir com diversos servidores. “Isso é muito interessante e os jogos são cada vez mais emocionantes para o servidor. Tive a oportunidade de pegar dois pênaltis, garantindo o tetracampeonato da equipe do Bravos. Também fui campeão do badminton e do futsal e agora o futebol de campo”.
Na Adulto, o PSG garantiu a terceira colocação após vencer por 2 a 0 sua partida contra o VM Júnior. Na decisão, 1 a 1 no tempo normal no jogo entre Deafin e Fundeb FC. Nos pênaltis, Fundeb se sagra campeão.
De fora, por conta de lesão, mas acompanhando o time na linha lateral, Glauderney Araújo conta que os jogos servem como um momento de integração entre os jogadores do time, que estão juntos desde o início dos jogos em 2021.
“O Jiss, para a equipe do Fundeb, é um momento de confraternização. Nossa equipe joga junto desde a primeira edição. Todos os jogadores fazem parte da fundação da equipe e todos nós que somos amigos nos divertimos e conseguimos confraternizar. Esse momento é muito importante, e agora vamos comemorar”, disse Araújo.
Histórico
A edição deste ano do Jiss alcançou um marco histórico com mais de 1.750 inscritos, superando todas as edições anteriores. As modalidades coletivas, como futebol society, futsal, queimada, vôlei de praia 4×4 e basquete 3×3, tiveram recorde absoluto de adesões, evidenciando o espírito de união e trabalho em equipe que permeou o evento.
Além das modalidades coletivas que conquistaram grande adesão, as disputas individuais em natação, badminton, tênis de mesa, dominó e xadrez também brilharam, oferecendo opções diversificadas para os participantes.
O coordenador dos jogos, Mateus Melo, reforça que além da competição, o Jiss serve para oferecer saúde para os servidores e que é notável a mudança no comportamento de muitos dos participantes dos jogos.
“Os Jogos de Servidores de 2024 foi uma competição diferenciada. Foi um período longo, aproximadamente seis meses de competição, algo pedido por nossos servidores que queriam um período maior de jogos e queriam se divertir mais. Muitos foram para academia, começara