Encerrou hoje a jornada de dois dias 24 e 25 de abril de 2025 rumo a Conferência do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial/CONAPIR que vai acontecer em Brasília neste ano (setembro de 2025).
O evento preparatório em Manaus foi presidido pela Coordenadora Geral de Relações Institucionais do Ministério da Igualdade Racial-MIR, Dra. Janaína Fernandes. Nos horários das 14:30h às 16:30h, no auditório da SEJUSC, foram repassadas uma série de informações e alinhamentos para o evento nacional, do qual já ocorreram quatro edições.
A Professora Elizabeth de Lima Benfica, representou a Comunidade Judaico Messiânica de Manaus, ressaltando a importância preparatória para cada grupo que compõem o CONSELHO ESTADUAL DA IGUALDADE RACIAL/AM.
O TEMA NACIONAL DO CONAPIR já foi definido: “Igualdade e Democracia/Reparação e Justiça Racial”.
SAIBA MAIS SOBRE O CONAPIR
O que é a conferência CONAPIR?
Às conferências nacionais da promoção da igualdade racial são espaços valiosos para a avaliação de políticas, estratégias e ações voltadas à promoção da igualdade racial em todo o país. Desde a criação do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) no ano de 2003, já ocorreram quatro edições da conferência, todas precedidas por etapas preparatórias.
A 5ª CONAPIR se inicia com as etapas municipais, seguidas das estaduais e do Distrito Federal, passando também pelas etapas temáticas, livres e digital. Todas elas culminarão na etapa nacional, em setembro de 2025 em Brasília.
O Rabino Shaliach Roe Ícaro Moreno da Comunidade Judaico Messiânica de Manaus, acredita ser de suma importância o debate envolvendo os povos originários e as suas devidas regiões de ocupações.
É preciso rediscutir a participação étnica desde a colonização até os nossos dias. Isso inclui milhares de judeus que aqui chegaram, deram a sua contribuição e secretamente por medo da perseguição praticaram o Cripto-Judaísmo genocídio contra os POVOS INDÍGENAS, os terríveis massacres contra O POVO NEGRO.
Enfim, não dá para falar em restauração judaica no Brasil ignorando a discriminação sofrida pelos descendentes judaicos e outros povos, completou o Rabino.