Iniciativa do vereador Capitão Carpê (PL) celebra o papel essencial da imprensa na democracia e valoriza profissionais da comunicação de Manaus
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, na manhã desta quinta-feira (10 de abril), uma Reunião Solene em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado oficialmente no dia 7 de abril. A proposta, de autoria do vereador Capitão Carpê (PL), homenageou mais de 50 profissionais da comunicação com o diploma de honra ao mérito, em reconhecimento ao trabalho jornalístico desenvolvido na capital amazonense.
A cerimônia foi marcada por reconhecimento e reflexões sobre a importância do jornalismo na formação de uma sociedade mais justa, democrática e bem informada.
Além do propositor da homenagem, vereador Capitão Carpê (PL) a mesa da solenidade foi composta por importantes representantes da comunicação e instituições do estado. Estiveram presentes: Roberta Bindá, diretora de comunicação da CMM; Lúcia Carla Gama, coordenadora da Unidade de Gestão Integrada, representando o Governo do Amazonas; Luana Carvalho da Silva, diretora de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas; Raquel Mendonça, assessora de comunicação do sistema Fecomércio, Sesc e Senac Amazonas; Paula Litaiff, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (Sinjor-AM); Marcelo Generoso, presidente da Associação de Blogs, Portais e Profissionais da Imprensa do Amazonas (Asbpiam); os jornalistas Jefferson Coronel e Edilene Mafra, que também é professora universitária.
Para o vereador Capitão Carpê (PL), é fundamental reconhecer o papel dos jornalistas na construção da cidadania e no fortalecimento da democracia. A solenidade, segundo ele, é um gesto simbólico de valorização da categoria.
“A imprensa, o jornalista em específico, tem uma grande importância no processo de cidadania, da democracia. O jornalismo tem essa capacidade de transmitir as informações, comunicar a população sobre os fatos. E, certamente, é muito importante destacarmos essa data e mostrar o quão importantes são esses profissionais. Sem o jornalismo, a população estaria à mercê da desinformação. E eu me sinto muito honrado e grato por estar sendo esse canal de homenagem através da Câmara Municipal de Manaus”, destacou o parlamentar.
Entre os homenageados estava a diretora de comunicação da CMM, a jornalista Roberta Bindá, que também fez uso da palavra e reforçou o orgulho de exercer a profissão dentro da Casa Legislativa. Ela destacou que, mesmo ocupando uma função diretiva, segue vivendo o jornalismo em sua essência, enfrentando os desafios diários da profissão.
“Estou diretora de comunicação, mas não deixo de ser jornalista. Aliás, mais jornalista, impossível nessa função, nessa missão, porque é uma missão cheia de desafios”, ressaltou.
A diretora explicou a importância das diferentes vertentes do jornalismo: o jornalismo de rua, que investiga, apura e compartilha fatos com a sociedade; e o jornalismo institucional, que atua como elo entre os poderes públicos e a população.
“Entendemos que o jornalismo tem dois viés: o jornalismo diário, das redações, das ruas, que apura, checa e divulga informações verdadeiras; e o jornalismo das assessorias, que cria esse elo entre os poderes e a população. Aqui dentro da Câmara temos a missão de reverberar o que o povo quer e, ao mesmo tempo, informar o povo sobre o que é debatido no parlamento”, completou a diretora.
Também homenageada na solenidade, a jornalista e assessora parlamentar Diêmile Savani, que atua no gabinete da vereadora Thaysa Lippy (PRD), destacou a importância da imparcialidade e do papel político do jornalismo.
“Acredito que o principal trabalho do jornalista é trazer a informação de forma imparcial. Hoje, vemos a imprensa, de certa forma, dividida, mas é fundamental reforçar que nossa formação tem esse objetivo: levar a notícia com imparcialidade. Como assessora parlamentar, também entendo a importância de mostrar o trabalho legislativo, de conectar o parlamentar à população. O jornalista é o elo entre a política e a sociedade, responsável por transmitir as ações, leis e decisões do Legislativo e do Executivo. Temos essa missão, com certeza”, explicou.
O jornalista Alexandre Hisayasu, que atua há oito anos em Manaus, também foi agraciado com o diploma de honra ao mérito. Em sua fala, ressaltou os desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da imprensa, especialmente diante da disseminação de fake news.
“Eu me sinto muito honrado por essa homenagem. No nosso dia a dia, lutamos para levar ao público a notícia verdadeira. E isso, nos últimos anos, tem sido muito difícil. Enfrentamos não só nossas dificuldades rotineiras, mas também as ‘fake news’. Quando se reserva uma data como essa para homenagear os jornalistas profissionais, nos sentimos honrados e felizes. E, no meu caso, aqui em Manaus, cidade que me acolheu há oito anos, esse reconhecimento é ainda mais especial”, finalizou o jornalista.
Fotos: Cleuton Silva e Eder França / Dicom – CMM
Disponíveis em – https://bit.ly/3FZRUoI
——-
Diretoria de Comunicação da CMM
Contatos: Dicom: (92) 3303-2776 / Roberta Bindá: (92) 99114-8841 / Eliana Nascimento: (92) 99229-8987
E-mail: [email protected]