A inteligência artificial deixou de ser tendência e se tornou parte ativa da operação de empresas em todo o mundo. E, à medida que essa transformação avança, o papel da alta liderança se torna ainda mais decisivo. Foi sob essa perspectiva que mais de 50 empresários, presidentes e diretores participaram, na última semana, do encontro “IA na Gestão: Desafios para a Alta Liderança”, promovido pela MB Consultoria, em Manaus.
O encontro reuniu líderes experientes e buscou discutir como a IA impacta cultura organizacional, estratégia corporativa e modelos de gestão.
Durante a apresentação, o CEO da MB, Marx Gabriel, reforçou que a discussão central está menos sobre tecnologia e mais sobre liderança.
“O foco foi apresentar o que é liderança e qual o papel do líder na implementação da inteligência artificial nas suas empresas. A inteligência artificial é uma revolução que está disponível, mas o que os líderes precisam fazer para que isso passe a fazer parte do dia a dia das suas organizações”, pontuou.
Ele destacou que a adoção da IA no cotidiano corporativo exige capacidade de análise, tomada de decisão orientada por dados e condução de processos de transformação cultural.
“A inteligência artificial pode apoiar a alta gestão e os líderes ao fazer análise de material, de cenário, do negócio; discutir com a liderança; interagir com esses modelo de LLM e buscar ideias e formas de execução de novos modelos de negócio. O dia a dia torna-se menos complexo e mais produtivo”, afirmou.
Durante o encontro, foram apresentados casos reais, incluindo o exemplo da Samel, referência no uso da IA para otimização de processos em saúde. Também foram anunciadas duas iniciativas: o Programa de IA na Gestão, que será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, e a missão executiva MB China Innovation, prevista para maio do próximo ano.
Impacto concreto da IA
O diretor comercial do Grupo Samel, Hiram Nicolau, reforçou o valor estratégico da inovação aplicada.
“Nós temos muito orgulho de falar que uma empresa amazonense já usa, na prática, inteligência artificial para melhorar o seu serviço, para levar a melhor assistência possível para o nosso cliente, que é nosso paciente”, disse.
Segundo Hiram, a parceria com a MB se fortalece pela visão compartilhada sobre eficiência e experiência do cliente.
“A MB e a Samel tem uma simetria muito afinada em relação a como que nós levamos os nossos negócios, para que a gente tenha o melhor atendimento e a melhor satisfação para os nossos clientes”, destacou.
Formação executiva com foco em IA
Sobre a imersão de dezembro, Marx reforçou que o programa será dedicado à preparação de diretores e gestores.
“A gente vai mergulhar nesse universo de liderança através da inteligência artificial, ou seja, dentro da parte estratégica, na parte da cultura organizacional, de comportamento, mas também do uso efetivo de algumas ferramentas de inteligência artificial por diretores”. Marx também destacou como o tema é urgente. “Num curto espaço de tempo, nenhuma empresa vai conseguir competir sem dominar inteligência artificial, nos seus processos e estratégia”, finalizou.
O IA para Gestão acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, no Hotel Quality Manaus, localizado no bairro Adrianópolis. A imersão acontecerá de 08h até as 17h, e nela serão realizados workshops práticos, sessões plenárias, apresentações de casos reais, simulações interativas e visita empresarial. As vagas são limitadas. Valores e demais informações podem ser obtidas pelo telefone: (92) 98123-7488.

