Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 6 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeitura de Manaus terá extensa programação de prevenção ao câncer no ‘Outubro Rosa’
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus terá extensa programação de prevenção ao câncer no ‘Outubro Rosa’

Redacao News AmBy Redacao News Am28 de setembro de 2021Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de Manaus vai oferecer, durante todo o mês de outubro, ações e serviços voltados para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, dentro da programação do “Outubro Rosa”, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O público prioritário será a população feminina e os homens trans. Meninas a partir de 9 anos e meninos, a partir dos 11 anos, também serão alvo das ações com a intensificação da vacinação contra o HPV. Este ano, as mulheres indígenas terão atividades especialmente organizadas para elas.

As ações terão o objetivo de conscientizar esses públicos para a importância dos cuidados preventivos. “Toda a programação foi pensada com foco na intensificação do cuidado que já é oferecido na rotina das nossas unidades de saúde. A mobilização do ‘Outubro Rosa’, movimento internacional, tem foco no câncer de mama, mas aqui em Manaus, nós incluímos o câncer do colo do útero, cuja incidência na região é maior”, destaca a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Durante o “Outubro Rosa”, toda a rede básica e especializada da Semsa estará mobilizada promovendo atividades descentralizadas, voltadas para a detecção precoce, nas unidades de saúde e escolas integrantes do Programa Saúde na Escola.

Também está programada a realização de um “Dia D” com ações de saúde e de prevenção em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, conselhos locais de saúde, Fundo Manaus Solidária e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As atividades previstas serão na forma de rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferência, lives, busca ativa de mulheres de 25 a 64 para realizar o exame preventivo, e de crianças na faixa etária para a vacina contra o HPV (meninas de 9 anos e meninos de 11 anos). Também serão realizados exames clínicos de mamas e coleta de material para o exame colpocitológico (preventivo), e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite “B” e “C”.

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeito David Almeida esclarece gratuidade do Passe Livre Estudantil e garante benefício para alunos da rede municipal de ensino

23 de junho de 2025

Prefeito David Almeida anuncia prorrogação do Dívida Zero até 30 de agosto e amplia oportunidade para regularização fiscal em Manaus

5 de junho de 2025

Prefeito David Almeida comemora avanço da PEC das Guardas e reforça compromisso com a segurança em Manaus

27 de maio de 2025

Prefeito David Almeida mantém Passe Livre Estudantil e cria grupo de trabalho para garantir renovação do convênio com o Estado

27 de maio de 2025

Propostas com foco em saúde, infraestrutura e educação são as mais votadas no PPA Participativo 2025

27 de maio de 2025

Prefeito David Almeida dá largada ao programa ‘Mutirão no Bairro’ começando pelo Alvorada

27 de maio de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.