65 pessoas foram presas e 8 adolescentes foram apreendidos durante a terceira edição da Operação Pilar, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (28/2). Mais de 700 policiais, entre militares e civis, viaturas terrestres e aéreas, estiveram nas ruas do bairro da União, Zona centro-sul, cumprindo mandados de busca e apreensão.
Esta é a sexta operação integrada de grande porte coordenada pela SSP-AM, em Manaus e no interior, este ano, em que já foram presas quase 200 pessoas e 10 adolescentes apreendidos, além de armas, drogas e veículos roubando-se recuperado. Além da capital, ação semelhante ocorreu em Lábrea, no sul do Estado.
O Secretário de Segurança Pública, Coronel Louismar Bonates, coordenou a operação conjunta, ao lado do Delegado Geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, e do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ayrton Norte.
Os mandados no bairro da União começaram a ser cumpridos hoje, mas em outros bairros das polícias já cumpriram outros mandados de prisão, busca e apreensão como parte da Operação desde terça-feira. Policiais civis e militares de todas as Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s) e Distritos Integrados de Polícia (DIP’s), além das especializadas, estiveram envolvidos nesta operação. Dois helicópteros do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da SSP, e o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) também participaram.
Para a operação foi montado um esquema de reforço no atendimento do disque-denúncia 181, em que a população pode relatar endereços e a localização de suspeitos. O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-AM), O Manaustrans e o Corpo de Bombeiros também participaram da ação.