O Projeto de Lei (PL) n°565/2021 de autoria do vereador Peixoto (Agir36), que institui no âmbito do Município de Manaus, o Dia Municipal de Conscientização e Proteção ao Ciclista a ser comemorado no dia 19 de agosto, foi deliberado nesta segunda-feira (07/03) no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Segundo Peixoto, a sociedade e o Estado devem unir esforços atuando em processos educativos em escolas, entidades, órgãos públicos e privados, de modo a promover parcerias com o intuito de preservar vidas.
“É preciso sensibilizar a sociedade, empreendedores e os gestores públicos sobre a prática do ciclismo como contribuição relevante à saúde pública e à sustentabilidade socioambiental. Além disso apoiar iniciativas da sociedade na área e os movimentos de cicloativismo”, frisou Peixoto
A proposta apresentada na Câmara Municipal pelo líder do Agir 36 tem como objetivo promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública.
Peixoto também destaca que com a pandemia, milhares de pessoas passaram a usar ainda mais a bicicleta como meio de transporte, recreação ou mesmo como esporte. A bicicleta também virou instrumento de trabalho na realização de entregas delivery. A verdade é que as pessoas passaram a usar mais a bicicleta em nossa sociedade.
“É um dever nosso termos a consciência de proteger o ciclista no trânsito. Afinal, a bicicleta é um veiculo e é conduzido por um ser humano. Vai uma vida em cima dela”, ressaltou Peixoto.
O texto aborda a ideia de se incentivar o uso da bicicleta estimulando seu uso como atividade esportiva, lazer e transporte.
Na justificativa do PL, Peixoto lembrou que a bicicleta é uma forma de locomoção de milhões de pessoas em todo o mundo. “É um veículo de propulsão humana, altamente eficiente, ecologicamente sustentável e muito útil, que permite deslocamentos diários a custos muito baixos”,
O parlamentar também argumentou que nos últimos anos, “a bicicleta tem sido muito popularizada para as práticas esportivas e lazer, além de ser uma forma de manuter a qualidade de vida e saúde”, disse Peixoto.
A proposta segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso aprovado, o Dia Municipal de Conscientização e Proteção ao Ciclista, passa a integrar o Calendário de Eventos Oficiais do Município de Manaus.
Foto: Hércules Andrade