Governador Wison Lima e seu vice, Carlos Almeida, conferem funcionamento da maternidade Balbina Mestrinho
O governador Wilson Lima e o vice-governador e secretário de saúde, Carlos Almeida, estiveram na Maternidade Balbina Mestrinho, na manhã desta terça-feira (05/03), para acompanhar o funcionamento da unidade durante o feriado prolongado de Carnaval. A visita segue o cronograma para averiguar o funcionamento do plano de ação da Secretaria de Estado de Saúde para esta época festiva, além do estoque da unidade que realiza 450 partos mensais.
“Vim para ver principalmente o estoque de medicamentos. A gente conseguiu praticamente dobrar a capacidade do que a gente tinha no mês de janeiro. Claro que ainda falta uma quantidade significativa para ser reposta, mas a gente está trabalhando para que isso efetivamente aconteça”, afirmou o governador.
Segundo a diretora da maternidade, Rafaela Silva, a readequação da padronização dos medicamentos usados na unidade gerou uma economia e evitou o desperdício de insumos que ocorria desde 2010. A diretora também informou que estão abastecidos de alimentação enteral e parenteral para os recém-nascidos que necessitam dessa dieta.
Durante a visita, o governador e o vice estiveram no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI), que está com 90% das obras concluídas e deve ser inaugurado ainda nesse semestre. Assim que o setor for inaugurado com quatro leitos, sendo dois equipados com banheiras para o parto na água, a unidade será a primeira da região Norte com este tipo de serviço..
“No mês passado eu já autorizei recursos para que mobiliários sejam colocados nesse espaço, para parto normal e humanizado”, destacou Wilson Lima.
O vice-governador e secretário de saúde, Carlos Almeida, apontou que o esforço da direção e dos demais profissionais da maternidade colaborou para as melhorias ao longo desses dois meses. “Há um engajamento muito grande da direção e do corpo médico, enfermeiros e demais profissionais, todos se encontram trabalhando para que possam dar condições melhores para as grávidas. O espaço do parto humanizado que vai ser implementado é algo excepcional”, disse.
Reconhecimento – O advogado Lauro Carvalho cumprimentou o governador e o vice pelo trabalho realizado na rede de saúde do Estado. Ele contou que o filho nasceu em uma instituição particular há um mês, mas teve complicações e escolheram a maternidade Balbina Mestrinho para interná-lo por ser referência. “Nós optamos pela qualidade da maternidade Balbina Mestrinho pela qualidade do serviço. E, realmente, a experiência nos mostra que é uma das melhores unidades neonatais de Manaus”, relatou.
O advogado expressou a gratidão ao corpo técnico pelos serviços prestados. “O atendimento é excelente, as enfermeiras, os técnicos, os médicos, a equipe multidisciplinar é muito boa, nós estamos super satisfeitos, nós fomos muito bem tratados”, assegurou.
H1N1 – O governador Wilson Lima enfatizou que está tomando medidas preventivas para o combate à H1N1, como a abertura de leitos de retaguarda, contando com apoio do Ministério da Saúde. Também ressaltou a campanha de mídia que vem sendo feita, junto com a Prefeitura de Manaus, para orientação à população.
“Estamos fazendo as campanhas de orientação de alguns procedimentos que devem ser tomados, como evitar lugar de muita aglomeração, lavar as mãos, o cuidado redobrado, principalmente com as grávidas, e o ministro da Saúde se comprometeu em antecipar a campanha de vacinação para o Estado do Amazonas. Então, já na segunda quinzena de março, nós vamos ser o primeiro estado a receber essas doses de vacina”, garantiu.
O secretário Carlos Almeida ressaltou que a rede de saúde estadual e municipal estão abastecidas com o antiviral Tamiflu, utilizado para combater os primeiros sintomas de H1N1. “O Tamiflu não é a vacina para combate ao H1N1. (…) O Tamiflu só pode ser prescrito por médico, então você pode procurar a rede antes de aceitar a prescrição do remédio”.
Fotos: Diego Peres/Secom
Fonte: Portal Foco Amazônico