Candidato à reeleição, governador já modernizou a iluminação pública de 13 municípios e está instalando LED em mais três
O programa Ilumina+Amazonas, criado pelo candidato à reeleição, governador Wilson Lima, vai chegar a mais 20 municípios em seu segundo mandato. A iniciativa substitui lâmpadas antigas a vapor, de mercúrio e mistas por luminárias modernas de LED, mais eficientes e econômicas, melhorando também a segurança da população, que passa a contar com ruas melhor iluminadas.
“Nas cidades em que já implantamos o LED a noite virou dia, com ruas muito mais iluminadas. Isso faz diferença na qualidade de vida, na segurança da população, além de fazer com o que o município economize mais. Vamos continuar trabalhando para que esse avanço chegue em mais cidades do interior”, ressalta Wilson.
Em 13 municípios do Amazonas a instalação de luminárias de LED já foi concluída. O programa está em andamento nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Beruri e Tabatinga. E até o final de 2021 deve completar 24 cidades atendidas, conforme o planejamento, que inclui Benjamin Constant, Carauari, Eirunepé, Borba, Coari, São Paulo de Olivença, Codajás e Iranduba, conforme o planejamento.
Mais de 37 mil pontos de iluminação foram substituídos, desde o mês de maio deste ano, nas sedes das cidades e também em 23 comunidades rurais.
Benefícios – Além de produzirem mais luminosidade que os modelos tradicionais, as luminárias de LED geram economia de até 60% de energia, reduzem custos de manutenção, têm maior durabilidade, reduzem a emissão de carbono e não contém metais tóxicos, como o mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente e às pessoas.
O LED contribui com a redução dos custos de manutenção da iluminação pública para os municípios e pode trazer também economia na conta de luz, com redução na Cosip (contribuição para custeio da iluminação pública), que pode ser repassada para o cidadão, entre outras vantagens.
Fotos: Diego Peres