O Instituto Segura de Educação e Tecnologia ISETE, por meio do Instituto Ayumana, realizam atendimentos gratuitos para crianças com idade de 7 a 11 anos, com (NEE), Necessidades Educativas Especiais, sendo Autismo, Dislexia, (TDH) Transtorno neurobiológico de causa genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção,entre outros. Na própria sede do grupo Segura, Localizado na avenida Constantino Nery, n° 300, Centro.
Com o objetivo de promover o sucesso educativo e a inclusão escolar e social de crianças e adolescentes, com autismo e outras (NEE) necessidades educativas na cidade de Manaus. Através da criação de um Centro de recursos e apoio a Educação e a programas, métodos e materiais de ensino efetivos e baseados em evidencias cientificas adequados a suas características.
Projeto
Há menos de um ano, o projeto Ayumana solidário, seu nome tupi, tem o significado de ‘ABRAÇO’ nasceu através, da idealizadora que com efeito, verificou em seus dois netos uma dificuldade em escrever, a partir dessa observação ela reuniu seus familiares, entrando em comum acordo entre todos para ajudar essa criança que a princípio teria que dar essa atenção especial.
A atenção deu muito certo, com os devidos profissionais engajados em mudar a história educativa da criança, hoje essa realidade é diferente, e o contexto outro, antes uma criança sem atenção e não conseguindo escrever, e vergonha por isso em sala de aula, por outras crianças estarem a frente dele neste quesito, hoje ele é uma criança que atende a todas as suas demandas de estudante, sendo uma vitória para dona Yone, nasceu assim a oportunidade de levar apoio a outras crianças com os mesmos mecanismo de ajuda. Reuniu forças para não deixar outras crianças na mesma situação, e muitas vezes são menosprezadas pelos próprios pais.
Na maioria dos casos, os pais são os primeiros a ignorar o problema do filho, pensam que ele é preguiçoso, ou que não tem atenção porque precisa ser punido, mais severamente e por ai vai, nessa pode se dizer falta de observação é que se ver muitas crianças chegarem a fase adulta sem o preparo psicopedagogo, causando um caos em suas carreiras, que não conseguem fazer prova, dificuldade em aprender certas matérias, são adultos que hoje iniciam uma carreira, amanhã querem partir para outra, são adultos que nunca terminam o que começam.
Somente quem viveu de perto esse drama e venceu, pode ajudar outras crianças, a tempo de poder com tratamento adequado, para cada tipo de necessidade, serem atendidas e possam seguir vivendo suas vidas com sucesso, esse tem sido o propósito do projeto, que abraça crianças de baixa renda, e ajuda em tudo, até que possam realmente sair sabendo escrever, ler, e se adequar na sala de aula, sem desnível com outros alunos da mesma idade.
A parceria com Eduardo Segura, Sócio Presidente no Projeto, ambos têm algo em comum, desejo de ajudar outras crianças no tratamento para de (NEE) considerando os estudantes com Necessidades Educativas Especiais, estando associado a pessoas com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e com dificuldades.
Tem dado certo pois hoje podemos atender a 10 crianças, sendo que já existem 100 crianças na lista de espera, e 6 casos em andamento de resposta ao tratamento, um resultado que mostra que estamos no caminho certo.
Yone Costa, 60, formada em matemática, aposentada, neuropsicopedagoga e diretora pedagógica voluntária no projeto, tem muitas histórias de sucesso para contar.
“Nós atendemos crianças com autismo, e a minha felicidade em poder atendê-las vai além de somente prestar a devida atenção. O amor com que atendemos a essas crianças nos motiva em continuar”. Conta.
Uma dessas histórias de sucesso é a da pequena Ana Beatriz, 11, que começou o tratamento sem saber nada, de escrita, nem falar, sem reconhecer as palavras, agora depois do tratamento realizado, a mocinha já consegue transcrever, identificar letras, e assinar seu próprio nome, o que para muitos é fácil, para ela era algo muito difícil, mais isso é coisa do passado, porque ela é uma história de sucesso do projeto Yaumana.
O grupo de Apoio, funciona duas vezes na semana, em uma roda de conversa com os familiares da criança, que vem e aprendem também a lidar com a situação de forma muito mais exata. Recebem apoio totalmente gratuito, recebem todo o material necessário para o desenvolvimento das tarefas. São 10 famílias, atendidas com atenção neuropsicopedagogo, cada criança é atendida individualmente, sendo uma hora cada criança, recendo o tratamento para cada necessidade (NEE).
Não há dados sobre o quantitativo de crianças no Brasil, nem em Manaus em situação de necessidade NEE. Segundo o IBGE.
Transtorno com espectro autista (TEA)
O Autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente.
Dislexia
A dislexia é um transtorno que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. Ela tem suas raízes em diferenças nos sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico que resultam em dificuldades para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequencias de letras que os representam. Sendo um transtorno específico de aprendizagem.
TDAH
Transtorno neurobiológico de causa genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.
Tratamento: O TDAH deve ser tratado de modo múltiplo, combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita); orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente compõem o tratamento.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações possuem apenas caráter educativo.
Texto: Marcia Feitosa/ Faculdade Estacio
Fotos: Divulgação/ Instituto Yaumana