A Organização Mundial da Saúde (OMS), convocou na terça-feira (14) uma reunião de urgência para tratar do surto do vírus de Marburg na Guiné Equatorial, que já provocou a morte de nove pessoas e obrigou o país africano a declarar estado de alerta sanitário.
Da mesma família do ebola, o vírus é um dos mais perigosos do mundo. A taxa de mortalidade dos infectados é de, em média, 50%, mas pode chegar a 88% dependendo da variante do vírus e dos cuidados de saúde prestados ao doente. Nove mortes e 16 casos suspeitos foram reportados na Guiné Equatorial.
O vírus foi confirmado por meio de amostras enviadas para análise no Senegal. A OMS disse que enviará profissionais para a Guiné Equatorial para ajudar no combate à doença. Também serão fornecidos equipamentos de proteção para a equipe médica.
Como o ebola, o vírus de Marburg é originário de morcegos e se espalha entre as pessoas por contatos próximos, pelos fluidos corporais de pessoas infectadas, ou por superfícies, como lençóis contaminados. Os sintomas são febre, fadiga, vômito com sangue e diarreia.
Fonte: D24am