Donald Trump comparece nesta terça-feira (4) a uma audiência com um juiz de Manhattan, em Nova York, para ouvir as acusações pelas quais será processado no caso de um pagamento para comprar o silêncio da atriz de filmes adultos Stormy Daniels, com quem supostamente teve um caso no passado. Esse é o primeiro indiciamento criminal contra um ex-presidente dos Estados Unidos.
O Grande Júri de Manhattan votou na tarde desta quinta-feira (30) a favor do indiciamento do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Antes de deixar sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida, Trump disse que é vítima de uma “caças às bruxas” em plena campanha para tentar retornar à Casa Branca nas eleições de 2024,
Trump foi convocado para comparecer ao Tribunal Superior de Manhattan às 14h15 (15h15 de Brasília), onde, como qualquer cidadão indiciado, será fotografado e deixará as impressões digitais registradas.
O juiz Juan Merchán — que também foi o instrutor de outro caso contra a Organização Trump, por fraude fiscal, no fim do ano passado — lerá as acusações do processo, que permanecem confidenciais.
Indiciamento
De acordo com os advogados, Trump vai se declarar inocente e o caso deve prosseguir para julgamento, em uma data que ainda será determinada e que, sem dúvida, será um dos processos com maior cobertura da imprensa na história do país.
A suspeita é de que o empresário tenha pago US$ 130 mil (cerca de R$ 682 mil) à Daniels, semanas antes das eleições de 2016, para que ela mantivesse segredo sobre um relacionamento extraconjugal com o empresário. Tal ação violaria as diretrizes de custeio eleitoral.
O ex-presidente nega a história e garante que as afirmações são mentirosas, além de não passarem de uma jogada política, já que o republicano é pré-candidato à presidência dos EUA, em eleição que ocorrerá em 2024.
Trump é o principal nome republicano para as eleições de 2024. Dentro do partido, o principal adversário é Ron DeSantis, atual governador da Flórida.
Fonte: D24am