Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 6 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Amazonas»Wilson Lima e o vice-presidente Alckmin entregam nova unidade do projeto Água Boa em Iranduba
Amazonas

Wilson Lima e o vice-presidente Alckmin entregam nova unidade do projeto Água Boa em Iranduba

Redacao News AmBy Redacao News Am5 de outubro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O governador Wilson Lima, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e ministros do Governo Federal, entregaram uma nova estrutura do projeto Água Boa, do Governo do Amazonas, na comunidade do Catalão, em Iranduba (a 27 quilômetros da capital). O purificador inaugurado, na quarta-feira (04/10), vai beneficiar, aproximadamente, 120 famílias e 480 pessoas.

“Essa água aqui é do rio, tratada”, informou o governador ao vice-presidente, que tomava um copo da água oriunda do purificador. Wilson Lima também explicou que a estrutura possui uma caixa para armazenar 5 mil litros de água captada, que passa por um purificador e fica apta para o consumo humano, e também uma bomba para distribuição.

Acompanharam o governador na agenda, além do vice-presidente Alckmin, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), José Mucio Monteiro (Defesa) e outros representantes do Governo Federal, que vieram acompanhar a situação da estiagem no Amazonas.

Também estiveram presentes o senador Omar Aziz; os deputados federais Amom Mandel, Sidney Leite e Saullo Viana; o secretário executivo da Defesa Civil, cel. Francisco Máximo; e o prefeito de Manaus, David Almeida.

Somente neste período de estiagem, 29 estruturas do tipo já foram entregues pelo Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, beneficiando 1 mil famílias nos municípios de Uarini (2), Urucurituba (3), Careiro da Várzea (7), Itacoatiara (3), Codajás (5), Fonte Boa (8) e Iranduba (1), beneficiando 4 mil pessoas e 1 mil famílias, aproximadamente.

Funcionamento

Os novos purificadores funcionam com base em um sistema bem simples, que coleta a água diretamente dos rios e a leva, por meio de tubos, para uma caixa d’água, que passa pelo processo de separação de impurezas.

Com a água já clara, ela recebe a adição de cloro para ser desinfectada. Em seguida, passa por um filtro que contém minerais para realizar uma maior purificação. Após isso, basta ligar a torneira e a água, totalmente tratada, está potável e pronta para o consumo.

Os agentes da Defesa Civil estadual também orientam os moradores quanto ao funcionamento, a manutenção e a realização do procedimento de limpeza da água.

Fotos: Divulgação / Secom

Projeto Água Boa

Idealizado e implementado na gestão do governador Wilson Lima, a partir de 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas da Defesa Civil e da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 400 purificadores instalados em 49 municípios do estado. Por parte da Cosama, o projeto Água Boa está presente em 13 municípios do interior, atendendo 27 comunidades ribeirinhas com 33 sistemas instalados.

amazonas destaques governo do amazonas politica wilson lima
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Polícia Civil e Guarda Municipal desarticulam grupo de tráfico de drogas em Uarini

23 de junho de 2025

Festival de Parintins 2025: Visita guiada ao Bumbódromo inicia na quarta-feira

23 de junho de 2025

Governador Wilson Lima moderniza serviços ambientais com lançamento de aplicativo e inteligência artificial

5 de junho de 2025

Governador Wilson Lima anuncia mutirão de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas

5 de junho de 2025

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado

4 de maio de 2025

Por 6 votos a 4, STF decide manter a prisão do ex-presidente Collor

29 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.