A capital amazonense registra nesta terça-feira (22), péssimos níveis de poluição do ar. A nuvem de fumaça que deixa céu cinzento voltou no sábado (18) e pode ser observada até esta manhã. Segundo o monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas, a qualidade do ar em boa parte da capital ficou muito ruim. Moradores também reclamam do mal cheiro.
Após a volta de nuvens de fumaça em pontos de Manaus durante o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia lançou alerta de perigo para a possibilidade de chuvas intensas na capital amazonense. O alerta, divulgado nessa segunda-feira (20), vale até esta terça (21) e também abrange regiões dos Estados do Acre, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia e Roraima.
A fumaça de queimadas começou a invadir a cidade em agosto. O problema piorou ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro.
No domingo (19), os dados do ‘APP Selva’ detectava o pico de insalubridade de 149. Durante toda a tarde do domingo, a qualidade do ar em alguns pontos da cidade foi considerada ruim ou péssima.
Fonte: D24am