O deputado Daniel Almeida (Avante), participou nesta última quinta-feira (14), da solenidade de assinatura do programa ‘Casa Manauara’, juntamente com o prefeito David Almeida, o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, e demais autoridades locais. A solenidade foi realizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da cidade, um dos três contemplados na primeira fase do programa.
Na ocasião, o deputado Daniel Almeida destacou a importância do programa e elogiou a iniciativa em promover habitação digna para a população da cidade. Ele ainda ressaltou a necessidade de políticas públicas eficazes que visem combater o déficit habitacional e garantir moradias adequadas para todos os cidadãos.
“Sem dúvida, investir em programas e políticas habitacionais eficazes é essencial para atender à crescente demanda por moradia digna em Manaus. A construção de unidades habitacionais populares, a regularização fundiária e a melhoria das condições de infraestrutura nas moradias são medidas que podem contribuir significativamente para reduzir o déficit habitacional na cidade”, afirmou o parlamentar.
Programa ‘Casa Manauara’
O programa tem como objetivo realizar melhorias em unidades habitacionais que se encontram em condição precária na capital. O valor das reformas por habitação será de até R$ 27 mil, representando um dos maiores investimentos em dignidade de moradia na história de Manaus. Cerca de 4 mil famílias de baixa renda serão contempladas com o programa, como explicou Jesus Alves.
“As intervenções na habitação são em vários setores. Primeiro, na construção de novas unidades habitacionais, que é uma solução emergencial, mas também requalificando, reformando unidades habitacionais, que é inclusive o intuito desse programa que assinamos hoje”, ressaltou o secretário.
Primeira Fase do Programa
Os bairros contemplados na primeira fase do programa serão Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Zumbi dos Palmares. Além disso, será aplicado o Programa ‘Manaus Legal’ de regularização fundiária, a partir do qual serão selecionados os imóveis para as reformas.
Texto: Sharleny Oliveira
Foto: Gilson Mello