O Governo do Amazonas entregou 59 cadeiras de rodas e banho para o município de Pauini (a 923 quilômetros de distância de Manaus), nesta quarta-feira (24/04). A ação coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) auxilia cidadãos em vulnerabilidade social, baixa locomoção e Pessoas com Deficiência (PcD) da cidade.
A ação é fruto da Emenda Parlamentar n° 109/2023, oriunda do deputado estadual Adjuto Afonso. Ao todo, foram disponibilizadas 32 cadeiras de rodas universais e 27 unidades para banho para a população, totalizando uma aplicação de R$ 99.867,73.
A entrega ocorreu no auditório da secretaria, localizada no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona centro-sul.
De acordo com o prefeito de Pauini, Renato Afonso, foi realizado um levantamento no município acerca da demanda da solicitação, e com a parceria com o Governo do Estado, todas as cadeiras serão entregues de forma específica a cada pessoa que solicitou.
“Foi feito um levantamento no município e todas as cadeiras estão devidamente com laudo e CPF de cada pessoa, a entrega será feita assim, ordenadamente, e com esses critérios. Pessoas carentes, que necessitam mesmo, e não têm condições de ter uma cadeira de rodas, então fizemos essa ação com o Governo do Estado para proporcionar essa ajuda para aquelas pessoas”, declarou o prefeito.
Luiza Almeida, secretária executiva da Sejusc, destacou que a iniciativa é uma forma de garantir assistência do Estado aos PcD do município.
“Com as entregas de cadeiras de rodas garantimos a assistência das Pessoas com Deficiência e baixa mobilidade, como idosos também. Por meio da SePcD, atuamos em diversas frentes, desde a garantia dos direitos e promoção da inclusão social, além de diversos serviços especializados”, relembrou a secretária.
Solicitação
A cadeira de rodas é uma ferramenta de auxílio para as Pessoas com Deficiência (PcD) e baixa locomoção, porém muitos cidadãos não têm condições financeiras para comprar uma para si. Com isso, o Governo do Amazonas disponibiliza a solicitação de forma gratuita por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc.
A solicitação ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SePcD localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras. Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico.
Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e a dinâmica infantil.