Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 3 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Saúde»Equipe da Semsa atua na escola de samba A Grande Família com ações de prevenção ao HIV/Aids
Saúde

Equipe da Semsa atua na escola de samba A Grande Família com ações de prevenção ao HIV/Aids

Redacao News AmBy Redacao News Am10 de dezembro de 2024Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Uma equipe de 25 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, e da Organização da Sociedade Civil (OSC) Aids Healthcare Foundation, realizaram, na noite de domingo, 8/12, uma ação da campanha “Dezembro Vermelho”, no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRCES) A Grande Família, na zona Leste da cidade.

Realizada com objetivo de sensibilizar a sociedade para a luta contra o vírus HIV e a Aids, a campanha tem promovido a intensificação das ações de prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com reforço na oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C, distribuição de autotestes de HIV, de gel lubrificante, de preservativos masculinos (externos) e femininos (internos) e material educativo.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, assistente social Thayná Saraiva, uma das estratégias da campanha é a realização de ações nas sedes das escolas de samba em Manaus, quando é possível atingir um maior número de pessoas.

“A intenção é encontrar novas formas para atingir um público maior, não somente os usuários dos serviços dentro das Unidades de Saúde. Os profissionais da Semsa já realizam as atividades na rotina de atendimento, mas é importante aproveitar a campanha para ampliar as possibilidades de acesso às informações sobre formas de prevenção, diagnóstico e os serviços que existem na rede de saúde para o atendimento às pessoas que vivem com HIV”, destacou Thayná.

Durante a ação, a Semsa realizou a distribuição de 5.760 preservativos masculinos e 300 femininos, 120 autotestes de HIV e 600 folders educativos.

Thayná Saraiva destaca ainda a importância da realização do teste rápido para HIV, disponível em 206 Unidades de Saúde da rede municipal, para que haja um diagnóstico precoce e que o paciente receba o tratamento que pode tornar o vírus indetectável no organismo.

“Quando o vírus fica indetectável, representa zero risco de transmissão, além de aumentar o tempo e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV, reduzindo as internações, infecções por doenças oportunistas ou risco de desenvolvimento da Aids”, alertou.

O teste rápido deve ser realizado periodicamente, recomendado especialmente para pessoas que tenham passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem uso de preservativos ou compartilhado seringas. O exame não exige estrutura laboratorial, é feito a partir da coleta de sangue da ponta do dedo do paciente. O resultado é obtido em 30 minutos.

A população de Manaus também pode ter acesso ao autoteste para HIV, que está disponível em quatro Unidades de Saúde com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE/HIV) e em oitos Unidades de Saúde que oferecem o manejo clínico para pessoas vivendo com HIV.

“A pessoa pode ir até um desses serviços e pegar o autoteste para realizar o exame em casa. O teste utiliza uma amostra de fluido oral e as orientações estão disponíveis na bula da caixa do produto, com o resultado obtido em 30 minutos”, informa Thayná.

A lista com as Unidades de Saúde está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br). 

Infecção

A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus HIV é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativo. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

No período de janeiro a novembro deste ano, Manaus registrou 1.294 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade e 346 casos de Aids.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Infecção urinária em homens: por que é mais preocupante e como prevenir

29 de abril de 2025

Prefeito David Almeida entrega maior UBS de Manaus e alcança marca de 100 obras na saúde

15 de abril de 2025

Prefeitura de Manaus amplia serviços assistenciais da Semsa aprimorando atendimento voltado à população

10 de abril de 2025

Unidades de Saúde de Manaus vão receber a visita de representantes de instituições japonesas

18 de fevereiro de 2025

Comitê municipal propõe ações para prevenir transmissão vertical de sífilis e outras ISTs em Manaus

11 de fevereiro de 2025

Prefeitura apresenta ao Ministério da Saúde serviços assistenciais voltados à população ribeirinha de Manaus

6 de fevereiro de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.