A viagem, em caranava, que os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) lideraram neste fim de semana pela BR-319 está longe de esgotar seu sentido nas observações mais imediatas possíveis. Os mais longevos líderes políticos da atualidade no Amazonas não foram ali apenas ver de perto um dos temas mais polêmicos da região. Foram, também, para mandar recados e fazer imagens estratégicas.
Chapas definidas
O mais importante recado foi mostrar que os dois estão juntos, estreitos, dispostos a percorrer um longo caminho. Os mais de 700 quilômetros que percorreram se identificam com campanha eleitoral de 2026. Para eles, começou com um ano e meio de antecedência, quando lançaram o “Amazonas forte de novo”. O ato marcou o lançamento da pré-candidatura de Omar a governador e a de Braga, senador, para terceiro mandato ao cargo. Ou seja: uma longa campanha.
Assim sendo, andar pela rodovia foi também rechaçar com fatos, imagens e testemunhos, rumores de que Braga avalia disputar o governo. Dessa forma, o racha seria iminente. Contudo, a viagem desdiz qualquer conjectura que se possa fazer, que não seja a de que os dois líderes podem se cumprimentar com um TJM até as eleições.
Fonte bnc