As diretorias do Boi-Bumbá Garantido e do Movimento Amigos do Garantido (MAG), prestigiaram, na noite dessa quinta-feira (2), do lançamento do Boi Manaus 2025, o evento que vai comemorar os 356 anos de fundação da capital do Amazonas. Na ocasião, os dirigentes do maior campeão do Festival de Parintins anunciaram a presença de todos os itens oficiais, levantadores e grupos oficiais encarnados na festa.
A presidente do MAG, Cláudia Santos, ressaltou a importância da presença das principais agremiações folclóricas, tanto de Parintins como da capital. “Essa (Boi Manaus) é uma manifestação cultural e popular e o MAG não poderia deixar de estar presente, dando apoio e agradecendo ao prefeito e ao secretário (da Manauscult) por terem trazido as agremiações não só de Parintins, mas também de Manau”, afirmou Cláudia. Já a vice-presidente do MAG, Ana Lúcia Holanda, reafirmou a importância da festa. “Essa é uma festa que reúne as maiores agremiações folclóricas, de Manaus e Parintins, e por isso a gente tem que apoiar, como movimento de apoio ao Boi Garantido, que somos”, afirmou Ana Holanda.
Espetáculo Tribal
O diretor de eventos do MAG e Boi Garantido, Rivaldo Pereira, assina a direção geral do espetáculo do Garantido no palco do Sambódromo. Pereira diz que é um compromisso obrigatório o boi campeão do Festival de Parintins de 2025 levar uma grande apresentação ao Boi Manaus. “No dia 24, o Garantido faz um show completo. Com todos os itens oficiais, Batucada, Comando Garantido e Garantido Show, e também um casal de tuxauas. Um grupo de 20 do Garantido Show de Parintins junto com os de Manaus vão fazer um grande momento tribal. O Garantido é campeão do Festival de (Parintins) 2025. O Garantido é 33 vezes campeão. Por isso é o maior campeão da história do festival tem a responsabilidade de trazer para a sua galera que não foi a Parintins uma grande festa”, afirmou Rivaldo.
A palavra do Presidente Fred
O presidente do Garantido, Fred Góes, disse que o boi-bumbá da baixa tem um compromisso histórico com as comemorações do aniversário da capital. Fred vai buscar no passado a relação histórica que o povo parintinense tem com a capital.
“Muitos (parintinenses) foram para fora, como eu, para São Paulo, mas a grande maioria ficou por aqui mesmo. Aqui (Manaus) foi a grande base da busca do conhecimento. Então eu acho que é um reconhecimento natural”, afirmou Góes.
O presidente do Garantido também considera que a participação dos bois de Parintins alavanca a festa manauara. “Cresce o Boi Manaus. Eu acho que Manaus faz parte do Festival de Parintins, com a força que o povo de Manaus dá na divulgação do festival. Eu acho que os eventos feitos em Manaus são muito fortes nesse sentido, e Parintins tem que reconhecer isso e agradecer, não há nenhum conflito aí entre Parintins e Manaus”, afirmou Fred Góes.
Manauscult gratidão
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, agradeceu a presença e o apoio dos movimentos culturais ligados aos bois. “Eu quero, aqui, agradecer ao MAG, ao Boi Garantido, que desde o ano passado, quando nós resgatamos o Boi Manaus, eles trouxeram a vaqueirada, trouxeram tuxauas, dançarinos de Parintins, ou seja, trouxeram o show completo fazendo com que se resgatasse a credibilidade do Boi Manaus e povo lotou o sambódromo. Este ano, vai ser ainda maior”, afirmou Jender Lobato.
Texto: Arnoldo Santos
Imagens: Samy Lima