Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 7 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeitura de Manaus reforça protagonismo em sustentabilidade e gestão fiscal durante o C40 e FNP no Rio de Janeiro
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça protagonismo em sustentabilidade e gestão fiscal durante o C40 e FNP no Rio de Janeiro

Redacao News AmBy Redacao News Am4 de novembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Representando a gestão do prefeito David Almeida, o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Clécio Freire, participou, nesta terça-feira, 4/11, das discussões sobre Reforma Tributária e Finanças Municipais durante a 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em paralelo à Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

O evento internacional reuniu prefeitos e secretários de diversas cidades brasileiras e do exterior para debater os impactos da regulamentação da Reforma Tributária (PLP 108/2024), as novas possibilidades de uso da Cosip e as estratégias de fortalecimento fiscal dos municípios, com foco em modelos de financiamento sustentável e na transição ecológica.

Clécio Freire destacou o protagonismo de Manaus nas pautas econômicas e ambientais, especialmente pelos avanços alcançados na modernização da administração tributária, na gestão eficiente dos recursos públicos e na implementação de instrumentos de financiamento verde, em parceria com o Banco Mundial e a IFC.

“É muito importante a participação da Prefeitura de Manaus, principalmente porque se trata de um evento internacional e cosmopolita, que reúne prefeitos de todos os lugares do mundo. Afinal, esta é a Cúpula Mundial dos Prefeitos, e a nossa presença como protagonista é fundamental, já que o evento antecede a realização da COP30. Estar aqui é essencial para que Manaus participe ativamente da construção de políticas climáticas e de equilíbrio sustentável”, afirmou o secretário Clécio Freire.

O secretário ressaltou ainda a relevância das discussões conduzidas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que pretende apresentar um protocolo conjunto de propostas à COP30, alinhando os temas de reforma tributária e sustentabilidade às demandas do pacto federativo.

“Nesse evento da FNP, foi debatida a Reforma Tributária e seus impactos sobre as capitais e estados, já que haverá uma reestruturação completa da forma como serão aplicados os impostos. Por isso, considero muito positiva a participação da Prefeitura de Manaus, para que possamos, junto à FNP, ser protagonistas nesse processo e continuar fazendo a diferença na vida dos cidadãos manauaras”, completou.

Nos últimos anos, Manaus consolidou uma das gestões fiscais mais sólidas do país, com superávit corrente, aumento da arrecadação própria e expansão dos investimentos sem ampliação do endividamento público. Esses resultados contribuíram para o reconhecimento da capital amazonense pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como a capital mais sustentável do Brasil, unindo governança, eficiência e responsabilidade social.

A presença da Prefeitura de Manaus no C40 e na FNP reforça o papel estratégico da cidade nas discussões globais sobre sustentabilidade, finanças públicas e desenvolvimento urbano sustentável, conectando equilíbrio fiscal e ambiental como pilares de uma gestão moderna e comprometida com o futuro.


Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCzBqL

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/qualidade/equilibrio-fiscal/discussoes-sobre-reforma-tributaria/

prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeitura de Manaus lança editais dos programas Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação para 2026

26 de março de 2026

David Almeida acompanha famílias em abrigo e reforça acolhimento após chuvas intensas em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega 1,5 mil registros definitivos e ultrapassa marca de mais de 16 mil imóveis regularizados em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega nova etapa do cemitério vertical e soluciona déficit histórico de sepultamentos em Manaus após mais de 40 anos sem novos espaços

24 de março de 2026

Prefeito David Almeida anuncia 3º megafeirão com mais de 2 mil vagas e amplia política de empregabilidade em Manaus

24 de março de 2026

David Almeida entrega no bairro Colônia Antônio Aleixo 36° complexo esportivo e amplia estrutura de esporte e lazer na zona Leste

23 de março de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.