Encontro reforçou a parceria entre o senador e o empresariado na construção de soluções para o desenvolvimento do estado.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) participou, nesta segunda-feira (17), da 11ª reunião de diretoria da Fecomércio Amazonas, que teve a presença de empresários, presidentes de sindicatos e lideranças do setor produtivo. O presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, elogiou o trabalho do senador especialmente na relatoria da Reforma Tributária e afirmou que, na avaliação dele, a proteção à Zona Franca de Manaus foi um dos pontos centrais alcançados no processo, destacando que os empresários reconhecem a “jornada de obstáculos conduzida e superada por Braga”.

Durante o encontro, o senador apresentou os principais benefícios garantidos ao comércio e à economia do Amazonas. Braga lembrou que relatou a PEC e as duas leis complementares da reforma e assegurou a única vantagem fiscal constitucionalizada do país, dando segurança jurídica para manter e atrair novos investimentos.

“Mantivemos todas as vantagens da Zona Franca Comercial e garantimos a cesta básica com imposto zero”, afirmou. Ele explicou ainda que o cashback vai devolver parte dos impostos pagos por famílias de menor renda em itens como fraldas e conta de luz, fortalecendo o consumo e ampliando as vendas no comércio local.

Braga também destacou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, medida que beneficia a maioria dos trabalhadores do comércio e da indústria. “É, na prática, o equivalente a um 13º salário, reduzindo endividamento e reabilitando o crédito de mais de 1 milhão de amazonenses”, disse.
O senador ressaltou as disputas enfrentadas para garantir a Zona Franca durante a tramitação da reforma, citando debates com bancadas maiores e destaques que ameaçavam o modelo. Ele também mencionou relatorias em andamento, como a do setor elétrico e a regulamentação de apostas e fintechs ilegais.
Ao longo da reunião, Braga também mencionou o impacto do futuro Porto da Manaus Moderna, cujo projeto está em fase de licitação pelo governo federal. Ele lembrou que o fluxo entre Manaus e o interior ultrapassa 1 milhão de passageiros por mês e ressaltou que a nova estrutura, quando construída, vai modernizar o embarque e desembarque, melhorar a logística e fortalecer diretamente o comércio, especialmente no Centro da cidade. O senador afirmou que a reorganização do sistema portuário vai impulsionar serviços, transportadores e toda a cadeia que depende do movimento entre a capital e os municípios atendidos pelo transporte fluvial.
Ao final, Braga reafirmou seu compromisso com o estado e lembrou uma de suas principais bandeiras: “Represento a República, mas meu compromisso é com o povo do Amazonas. Não descansarei enquanto não realizarmos o sonho da BR-319 asfaltada.” Após o pronunciamento, o senador respondeu perguntas dos empresários e dialogou sobre outros temas de interesse do setor.

