O coração vermelho voltou a bater mais forte em Parintins. Na noite desta quinta-feira (5), o Boi Garantido iniciou oficialmente os ensaios da sua Batucada na Cidade Garantido, abrindo a preparação musical para o Festival Folclórico de Parintins de 2026.
O encontro reuniu ritmistas, músicos e integrantes da equipe musical no primeiro grande ensaio da temporada. É o ponto de partida de uma maratona que só termina na arena do Bumbódromo, quando o boi entra em cena para disputar mais um título.
O ensaio também serve de aquecimento para o lançamento oficial do festival, previsto para o dia 20 deste mês. A partir daí, a agenda do boi vermelho promete ritmo intenso até a apresentação final.
Para o diretor musical do Garantido, Enéas Dias, o momento mistura emoção e expectativa.
“É uma alegria muito grande estar revendo os batuqueiros, revendo a galera vermelha e branca no primeiro ensaio da temporada. Esse é o esquenta para o lançamento do festival e estamos preparando um repertório muito especial para esse momento. A partir daí também começamos a trabalhar alguns toques das toadas novas, porque logo após o lançamento do festival vem a festa de lançamento do álbum. É um trabalho que agora não para mais até o festival”, destacou.
Além do reencontro com os ritmistas, o ensaio também inicia a construção musical do espetáculo que será apresentado ao público nas próximas etapas da temporada. Batucada, banda e direção artística começam agora a moldar o som que vai embalar o boi na arena.

O maestro da Batucada, Marcelo Bilela, diz que o primeiro ensaio simboliza o início da caminhada rumo a mais um espetáculo.
“Hoje iniciamos os trabalhos da temporada 2026. Esse primeiro momento é específico para a preparação do espetáculo de lançamento do festival. A batucada fica muito feliz em voltar a fazer o que ama, junto com a banda e com toda a diretoria dando suporte. Esse é o pontapé inicial da temporada e tenho certeza que o Garantido vem para fazer um grande espetáculo”, afirmou.
Com os tambores novamente em movimento, o Boi do Povão reacende uma tradição que atravessa gerações. Em Parintins, quando a Batucada começa a tocar, a cidade inteira entende: a temporada do boi já começou.

