O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) cobrou, hoje, uma solução rápida para que a energia nos municípios de Manacapuru, Iranduba e Codajás seja restabelecida e que os prejuízos causados à população sejam ressarcidos. Foi durante reunião com diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, em que participou, ainda, o deputado amazonense Silas Câmara, que preside a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
“Estamos muito preocupados com as consequências desse apagão para os moradores desses municípios, que estão perdendo os alimentos que compram. Há, ainda, a falta de água também em razão da falta de energia. Viemos, por isso, cobrar que a Aneel possa atuar na cobrança junto à empresa Amazonas Distribuidora do cumprimento do contrato de concessão e que sejam tomadas providências imediatas. Afinal, são muitos os prejuízos”, disse.
No entanto, o deputado federal adianta que não bastaria a regularização do fornecimento de energia elétrica aos municípios afetados. No caso de Iranduba e Manacapuru, revela o Ramos, é preciso que seja construído em back up da rede que leva energia à margem esquerda do Rio Negro, uma vez que o cabeamento é subaquático e de difícil manutenção. Uma sugestão avaliada seria o cabeamento via Ponte Rio Negro.
Segundo o diretor geral da Aneel, já há em ação um plano de contingência visando ao restabelecimento do fornecimento de energia em Manacapuru e Iranduba. Ele explicou que o cabo subaquático que abastece esses municípios se rompeu a uma profundidade de 50 metros, o que traz uma dificuldade adicional no reparo. “Já determinamos que fossem levados geradores para os hospitais e postos de abastecimento de água de Manacapuru e Iranduba”, informou o diretor geral da agência, acrescentando que estima para a próxima sexta-feira o restabelecimento da energia nestas cidades.