Exclusiva para mulheres, nova oficina do projeto ‘Maloca de Palhaços’ está com inscrições abertas
Mulher pode ser o que ela quiser, inclusive palhaça. Essa máxima vai guiar o segundo módulo do projeto “Maloca de Palhaços”, que acontece de 15 a 21 de setembro com atividades de intercâmbio e apresentações de espetáculos, destacando o protagonismo feminino na cena da palhaçaria brasileira. Voltada à formação de plateia e à troca de experiências entre mestres e aprendizes de Manaus e de outras regiões do país, a iniciativa é uma realização da Fitacrepe Filmes e Artes Cênicas e conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa) e apoio do Instituto Amazônia.
Desta vez, o intercâmbio artístico fica por conta da oficina “Palhaçaria Feminina”, que será ministrada pela acrobata, artista de rua e pedagoga Fran Marinho, cofundadora do Circo do Asfalto, companhia com sede em Santo André (SP). Exclusiva para mulheres, a atividade acontece de 16 a 19 de setembro, das 18h às 21h, no espaço Caminhos da Arte (Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico, próximo ao Paço Municipal). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/OficinaMaloca.
Com a proposta de exercitar o que for aprendido na oficina, as participantes irão apresentar no dia 21 de setembro um “ClownBARÉ”, espetáculo de cenas curtas ao estilo dos cabarés circenses. A apresentação também será no espaço Caminhos da Arte, a partir das 20h.
ESPETÁCULOS
Já a programação de espetáculos da segunda etapa do “Maloca de Palhaços” ficará por conta das atrizes Ariane Feitoza, de Manaus, e Romana Melo, de Belém. Confira a agenda de apresentações abertas ao público:
“A Princesa Cafuxa no Reino da Palhaçaria” – 15 de setembro, às 18h, Ponta Negra
Este solo de Ariane Feitoza tem um roteiro livre inspirado nas princesas dos contos de fadas, também trazendo para cena temas sociais, culturais e políticos da atualidade. A plateia tem papel importante na encenação, por isso é que a beleza do espetáculo resulta da criatividade coletiva. Na história, a princesa Cafuxa vive aventuras e enfrenta obstáculos em busca de um príncipe palhaço – mas será que ela precisa mesmo de um príncipe para governar o seu reino?
“Querem Caferem” – 20 de setembro, às 20h, Caminhos da Arte (Centro Histórico)
O primeiro solo de Romana Melo, do grupo de teatro Palhaços Trovadores, é resultado da sua pesquisa de mestrado na UFPA. O espetáculo incorpora experiências vividas pela atriz-palhaça, como a relação dela com a mãe, o prazer de cozinhar e o encontro com a arte da palhaçaria. Rica em memórias e elementos da sua vida, a cena envolve realidade e imaginação, temperadas com aroma de café.
SUCESSO
Segundo a coordenadora de produção Ana Oliveira, a nova etapa do projeto tem o objetivo de fortalecer a presença feminina na cena da palhaçaria. “Estão rolando cada vez mais encontros e festivais para mulheres palhaças, um sinal de que estamos tentando nos entender nesse lugar e investigando os códigos de humor feminino. Isso é positivo porque nós vivemos sob uma pressão social constante para sermos ‘belas, recatadas e do lar’, então acaba sendo muito empoderador podermos nos desvencilhar disso através da máscara do palhaço e do riso”, comenta.
Ela aproveita para fazer uma avaliação do primeiro módulo do “Maloca de Palhaços”, que aconteceu no mês passado. “Tivemos um retorno muito positivo e vimos que existe uma demanda grande por formação nessa área. A primeira oficina teve 77 inscritos para 15 vagas. Recebemos um público diverso de pessoas interessadas tanto em descobrir o que é o palhaço quanto se profissionalizar cada vez mais”.
SERVIÇO
O quê: Espetáculo “A Princesa Cafuxa no Reino da Palhaçaria” (AM)
Quando: 15 de setembro, às 18h
Onde: Ponta Negra
Quanto: Gratuito
O quê: Espetáculo “Querem Caferem” (PA)
Quando: 20 de setembro, às 20h
Onde: Caminhos da Arte (Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico, próximo ao Paço Municipal)
Quanto: Gratuito
O quê: Oficina “Palhaçaria Feminina”, com Fran Marinho
Quando: De 16 a 19 de setembro, das 18h às 21h
Onde: Caminhos da Arte (Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico, próximo ao Paço Municipal)
Inscrição: http://bit.ly/OficinaMaloca
O quê: Espetáculo “ClownBARÉ”
Quando: 21 de setembro, às 20h
Onde: Caminhos da Arte (Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico, próximo ao Paço Municipal)
Quanto: Gratuito