A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou na última segunda-feira (02/12) no município de Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus) a XII Reunião do Conselho Consultivo das Unidades de Conservação do Mosaico de Apuí, no Centro Multifuncional. A reunião teve como objetivo a apresentação do balanço das atividades de 2019 e a realização da Oficina de Renovação do Conselho.
O Conselho é presidido pela Sema e composto por membros representantes dos órgãos públicos, sociedade civil e população residente na área do entorno do Mosaico. A reunião do Conselho é realizada duas vezes por ano, com o objetivo de deliberar as ações no Mosaico de Apuí.
De acordo com a Gestora do Mosaico de Apuí, Aldeísa Lago, a reunião do conselho foi bem produtiva e participativa “’A reunião foi para reunir os conselheiros e apresentar os balanços das ações realizadas em 2019, além da realização da renovação do conselho consultivo do Mosaico de Apuí”, comentou.
Na Oficina de Renovação do Conselho, foram destacados temas fundamentais, que tem por objetivo mais amplo, debater as ideias e opiniões dos conselheiros, além de assegurar a utilização dos recursos naturais sustentável para usufruto das gerações atuais e futuras, com participações de todas as instituições parceiras.
Período do Defeso: Foi realizado a campanha de sensibilização para os pescadores e agricultores sobre o período de defeso, com distribuição de cartazes e esclarecimento de dúvidas. O defeso, que se estende até o dia 15 de março de 2020, consiste na proibição da pesca por uma temporada estabelecida, auxiliando na manutenção do estoque pesqueiro.
Mosaico de Apuí: Compreende diversas categorias de Unidades de Conservação, resultando em um desenho mais completo para conservar os ecossistemas nas regiões onde é implementado, está localizado nos municípios de Apuí e Novo Aripuanã no Amazonas, com aproximada de 2.46 milhões de hectares, o Mosaico do Apuí compreende nove Unidades de Conservação, sendo: Quatro Florestas Estaduais: Sucunduri, Aripuanã, do Apuí e Manicoré; Dois Parques Estaduais: do Guariba e do Sucunduri; Duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável: Bararati e Aripuanã e a Reserva Extrativista do Guariba.
Texto: José Narbaes
Fotos: Khimberlly Ribeiro Sena