O vereador Chico Preto (Democracia Cristã) encaminhou, nesta terça-feira (10), ao prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), uma lista com 30 ofícios encaminhados por ele e não respondidos por secretários municipais neste ano. Além de informar o chefe do executivo acerca da negativa de seus subordinados, o parlamentar solicita que o prefeito cobre os devidos esclarecimentos.
Os 30 ofícios foram encaminhados e embasados na Lei de Acesso à Informação (LAI), que prevê prazo de 20 dias para que órgãos públicos forneçam informações quando solicitadas. Entre os documentos, há um pedido de esclarecimento sobre o cadastro dos imóveis da Prefeitura encaminhado à Secretaria Municipal de Finanças (Semef) no dia 22 de fevereiro deste ano.
“Após esperar tanto tempo, tive que encaminhar ao prefeito para ver se ele cobrando os secretários respondem os questionamentos. Questionamentos esses que não são meu, são dos cidadãos da cidade de Manaus”, destacou o vereador.
A Semef é a secretaria com mais ofício não respondidos. A pasta de finanças deixou de esclarecer quatro questionamentos. A Secretaria de Infraestrutura (Seminf) e a Casa Civil deixaram de responder a três ofícios, e a Secretaria de Educação (Semed) e Casa Militar dois documentos.