Dentro da programação, o bumbá promete divulgar novidades para 2020
No dia da Tradição, neste dia 02 de janeiro, o Boi Garantido celebrará os 118 anos de seu fundador, Lindolfo Monteverde, no curralzinho tradicional da Baixa do São José, com atrações do bumbá e novidades.
O apresentador Israel Paulain e o Amo do Boi, Gaspar Medeiros, são algumas das atrações da festa organizada pela Associação Regional Lindolfo Monteverde. Segundo a presidente da associação, Suzan Monteverde, o evento homenageia o legado deixado por seu bisavô.
- “Meu bisavô iniciou essa brincadeira aqui (Curral da Baixa), e hoje iremos relembrar tudo que ele nos deixou, a história de seus 118 anos”, destacou Suzan.
O presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, disse que novidades serão divulgadas no evento. “Nada melhor que o aniversário de nosso fundador, para anunciar novidades dentro do nosso projeto para 2020”, explicou o presidente sem dar detalhes do que será anunciado.
O evento iniciará as 20h, com toadas acústicas na voz do cantor parintinense, Ken Pablo, seguido do grupo Toada de Roda, e após, o show principal com Israel Paulain, Gaspar Medeiros, Batucada, Garantido Show e Banda Garantido.
História do fundador encarnado
Lindolpho Marinho da Silva, mais conhecido como Lindolfo Monteverde, nasceu em no dia de hoje (2/1) de 1902, na cidade de Parintins.
E faleceu no dia 05 de julho de 1979, uma quinta-feira, aos 77 anos, em Parintins.
Descendente de negros escravizados – seus filhos contam que sua avó era marcada a ferro e fogo nas costas -, Lindolfo tornou-se cancioneiro popular, poeta e fundador do boi Garantido.
Cantava tão forte e tão afinado que virou lenda.
Sempre ouvi dizer que quando ele cantava a terra estremecia; ou que, quando cantava na Baixa, ouvia-se no bairro da Francesa, no curral do boi contrário.
Lindolfo, pai de seis filhos, boêmio, versador, pescador, forjou seu boi na simplicidade e na força da tradição do povo humilde da Baixa da Xanda.
Dia da Tradição
Em 2012, a diretoria do Boi-Bumbá Garantido decretou o dia 02 de janeiro como o dia da Tradição, em homenagem ao seu fundador Lindolfo Monteverde.