Gaspar Medeiros, filho de um dos maiores compositores do boi-bumbá Garantido, Inaldo Medeiros, acaba de ser anunciado pela diretoria do Garantido como o novo Amo do Boi.
Ele substituirá Tony Medeiros, seu tio, que defendeu o item nº 6 durante 22 festivais em Parintins, desde 1996.E
A substituição de Tony, que é o atual vice-prefeito de Parintins, já era dada como certa desde 2016 e chegou ao limite no ano passado, quando perdeu pela terceira vez consecutiva a defesa do item.
A comissão de arte do Garantido cogitava a saída dele. Os dirigentes também.
A equipe que coloca o bumbá vermelho e branco na arena se queixava da indisciplina de Tony como Amo do Boi.
Segundo eles, Tony não participava de ensaios e não aceitava indicações acerca dos versos que defenderia na disputa com o Boi Caprichoso.
Além disso, pesavam contra ele observações de jurados sobre a postura de versos politicamente não aceitos. Os julgadores chegaram a formalizar o fato em notas nas folhas de votação.
Tony chegou, inclusive, a ser cunhado por um dos artistas como homofóbico.F
Na semana passada, Tony Medeiros viajou de férias para o nordeste e esperava discutir a sua situação com o boi assim que retornasse.
No início da semana passada, a mídia de Parintins chegou a cogitar que ele seria substituído pelo cantor Edilson Santana, mas o bumbá não confirmou.
Gaspar, o novo item anunciado, é cantor e já fez diversas apresentações como Amo do Boi para turistas e em eventos informais.
Foto: Divulgação