O estado de São Paulo registrou a primeira morte por coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não há detalhes sobre o paciente.
O Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e o Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, vão realizar uma entrevista coletiva às 13h desta terça-feira, 17, para falar sobre o caso.
São Paulo é o estado com o maior número de casos da doença. Até balanço desta segunda-feira, 16, eram 152 pacientes confirmados e mais de mil suspeitos.
Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) decretou estado de emergência na saúde. Isso significa que a prefeitura pode requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com pagamento posterior de indenização justa e poderá adquirir bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência sem a necessidade de licitação.
Já o governo do estado decretou a suspensão gradual das aulas em escolas públicas e expandiu a recomendação para escolas particulares. Também estão proibidos os eventos com mais de 500 pessoas, para evitar aglomerações. O Ministério da Saúde orienta que a população fique em casa e só saia em caso de necessidade para diminuir a velocidade de contágio.
Fonte: Exame