Com o prefeito eleito em 2016 Davi Bemerguy com os direitos políticos suspensos por 3 (três) anos por improbidade administrativa, a oposição na cidade de Benjamin Constant (AM) reuniram-se na noite de sábado, 14, e entre seus líderes e representantes de partidos na pessoa do Dr. Rogélio Campuzano decidiram em comum acordo lançar a pré-candidatura de Edeládio Gomes, o ‘Xeruca’ à prefeitura do município nas eleições de 2020. A definição do nome de Xeruca que disputará a prefeitura local pela oposição já tem data para ser confirmada.
Nos próximos dias os partidos que compõe o arco de aliança da oposição baterão o martelo para definir a candidatura de Xeruca.
Será uma candidatura de oposição ao prefeito do município, Davi Bemerguy, eleito em 2016 e que vem se revezando no poder com os ex-prefeitos Amaury Maia e Iracema Maia.
“Davi foi vice-prefeito por sete anos do ex-prefeito José Maria Jr, todos, contudo, são da mesma matriz política, que é o sr. Amaury Maia”, disse Xeruca.
Estiveram no encontro representantes de partidos políticos, vereadores, postulantes ao cargo de vereador, eleitores de várias localidades, além do apoiador médico Dr. Rogélio Campuzano, presidente do PSC de Tabatinga e também pré candidato a prefeitura da cidade.
O evento aconteceu na Escola Sonho Meu, no centro, e reuniu dezenas de lideranças.
Para o médico e apoiador Dr Rogélio, o encontro serviu para estreitar as relações entre as partes. “Muito proveitoso, bastante satisfatório esse encontro. Já tínhamos feito muitos contatos, visitamos todas as comunidades do município e a coisa vem fluindo bem” disse. De acordo com o Rogélio, esse cenário vai evoluir bem para o lançamento da candidatura de Xeruca à prefeitura de Benjamin Constant neste ano de 2020 com o apoio maciço do povo.
Segundo Rogélio, a cidade de Benjamin Constant vem sendo governada há 24 anos pelo mesmo grupo político e o povo na aguenta mais. Para Rogélio, os ex prefeito José Maria Jr, Amaury Maia, Iracema Maia e o atual inelegível Davi Bemerguy, “são todos farinha do mesmo saco e se acertam na calada da noite como se direito tivessem sobre a decisão soberana de governar a cidade. Decisão essa que cabe ao povo Benjaminense”, disse.
De acordo com a decisão judicial exaurida pela magistrada Dra. Luziana Teles Feitosa Anacleto, da 20a Zona Eleitoral, datada de 16/05/2019, o nacional Davi Nunes Bemerguy está inelegível e com os direitos políticos suspensos por ato de improbidade administrativa (vide decisão publicada no Diário Oficial da Justiça).
De acordo com um jurista especialista em direito eleitoral ouvido por nossa reportagem, o atual prefeito Davi Bemerguy pode se afastado a qualquer momento por decisão monocrática pelo presidente da Câmara Municipal de Benjamin Constant. Em outras palavras, o prefeito está no cargo graciosamente. “Tem que se cumprir o que a Lei determina, no caso, seu afastamento imediato do cargo pois está rigorosamente inelegível. Não pode votar nem ser votado”, avaliou.
Fonte: Portal Holanda