Uma carga de 15 mil testes para novos coronavírus, encomendados pelo governo do Amazonas, chegou em Manaus na noite deste sábado (18/04) e será usado para detecção do Covid-19 pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). O reforço adquirido garante o fornecimento de insumos para a realização de 5 mil exames.
Desde o início da pandemia, o Lacen processa cerca de 6 mil usando a técnica conhecida como RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação na cadeia da polimerase).
Segundo diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, é especialista em suprimentos para Lacen-AM. “Com esse reforço, vamos garantir mais realizações de exames para o Covid-19 para as próximas semanas”, avaliadas.
Testes rápidos – Além disso, nesta sexta-feira (17/04), na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), foram 14.380 testes rápidos para recuperação de casos de novos coronavírus (Covid-19). Os testes são utilizados para grupos mais expostos à contaminação, como profissionais de saúde e militares, essenciais para combater novos coronavírus.
O Amazonas também recebeu 1.267 frascos de álcool em gel 70% com 500ml, 16 frascos de álcool em gel em um litro, além de três galões com 5 litros de álcool em 70%. O material enviado pelo Governo Federal, pelo Ministério da Saúde, para a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), e será distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) para as unidades estaduais de saúde.
Foram recebidos na Cema 38 mil luvas no látex e 48 pares de luvas multiuso, 136.300 máscaras de proteção respiratória, 8.083 aventais, 7.800 toucas descartáveis e 60 óculos de proteção, totalizando 189.991 itens.
FOTOS: Arthur Castro / Secom