Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 5 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Educação»Aluna da rede estadual vai a Brasília participar do Programa Jovem Senador
Educação

Aluna da rede estadual vai a Brasília participar do Programa Jovem Senador

By 10 de outubro de 2019Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em redação com o tema “Analfabetismo financeiro”, a estudante fez analogia entre o controle das despesas domésticas e o das despesas num cenário mais coletivo, que seria o acompanhamento dos gastos feito pelo Governo

A estudante Giovanna Sotelo, do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professor Sérgio Alfredo Pessoa, irá representar o Amazonas, no período de 25 a 29 de novembro, em Brasília. A aluna é uma das finalistas do Programa Jovem Senador, que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes de Ensino Médio das escolas públicas estaduais para vivenciarem o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional.

Com o tema “Analfabetismo financeiro”, a estudante fez uma analogia entre o controle das despesas domésticas e o das despesas num cenário mais coletivo, que seria o acompanhamento dos gastos feito pelo Governo. “Explicitei o fato de muitos não acompanharem o orçamento porque não possuem um domínio administrativo de qualidade, o qual devia ser trabalhado desde o ensino básico, já pensando em formar a sociedade brasileira ciente de todo o processo, e quais decisões tomar para que o país pudesse se desenvolver da melhor forma possível, tratando das prioridades”, disse.

Juntamente com outros 26 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, um de cada estado do Brasil, a aluna passará uma semana em Brasília para atuar como jovem senadora. Eles vão se reunir nas comissões e no Plenário para apresentar, discutir e aprovar sugestões que podem tramitar como Projetos de Lei (PL), caso sejam acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A professora orientadora de Giovanna, Alexandra Chaves, trabalha com redação há dois anos no Ceti Sérgio Pessoa e explica que suas aulas são voltadas para as provas de vestibulares – e também para concursos como Olimpíada da Língua Portuguesa, Programa Jovem Senador e outros. “A nossa expectativa é tornar os nossos alunos pensantes, torná-los seres argumentadores a partir da escrita. O Jovem Senador vem pra somar nessa perspectiva de olhar como o jovem pode ter uma ótima argumentação”, afirma.

Ainda conforme Chaves, ao conhecer a temática do evento, a instituição obteve a parceria com outros professores que auxiliaram com o conteúdo sobre orçamento público e papel político e cidadão. “Nós conseguimos realizar as oficinas de redação e, dentro desse processo, pudemos avaliar o material dos estudantes dos 2º e 3º anos, selecionando, assim, a redação da Giovanna Sotelo, que defende em seu texto o acesso ao orçamento público desde o ensino básico”, destaca.

Participação – Além de Giovanna, o Amazonas teve ainda outras duas finalistas que enviaram suas redações para o Programa. As alunas finalistas foram: Larissa Menezes de Freitas, da Escola de Ensino Integral Marcantonio Vilaça, Gioavanna Beatriz André Lopes, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, do município Manacapuru.

Comissão Julgadora – Os textos produzidos pelos alunos foram avaliados em duas etapas. No dia 1º de outubro, foram classificados os três finalistas de cada unidade da federação. No último dia 3, na segunda etapa de classificação, foram escolhidos os primeiro, segundo e terceiro lugares nacionais, dentre as 27 redações classificadas em primeiro lugar nos estados brasileiros e no Distrito Federal. A comissão foi composta por representantes do Ministério da Educação (MEC), Exército, Marinha, Aeronáutica, Conselho Nacional de Secretários de Educação e Senado Federal.

Premiação – Os alunos selecionados para irem até a capital federal terão experiência vivencial em Brasília como jovens senadores, com despesas pagas pelo Senado Federal, e receberão diploma de posse como Jovem Senador 2019 e certificado de participação no concurso de redação.

As redações serão divulgadas no livreto de compilação das redações vencedoras, que tem tiragem de 20 mil exemplares e é encaminhado para todas as escolas públicas estaduais de Ensino Médio do Brasil.Mensagens não lidasOs professores orientadores também terão experiência vivencial em Brasília, com despesas pagas pelo Senado Federal, com participação em curso especialmente desenvolvido para que possam aprofundar seus conhecimentos sobre o trabalho legislativo. Eles receberão, ainda, certificado de participação no concurso de redação e crédito de orientador da redação vencedora divulgado no livreto de compilação das redações vencedoras.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc): Lívia Anselmo (99434-1005).

aluna brasilia governo do amazonas jovem senador
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Festival de Parintins 2025: Visita guiada ao Bumbódromo inicia na quarta-feira

23 de junho de 2025

Governador Wilson Lima moderniza serviços ambientais com lançamento de aplicativo e inteligência artificial

5 de junho de 2025

Governador Wilson Lima anuncia mutirão de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas

5 de junho de 2025

Instituto ATOS inicia um novo projeto educacional em Manaus

5 de maio de 2025

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado

4 de maio de 2025

Governo do Amazonas recebe cientistas do país para apresentação de pesquisas da Iniciativa Amazônia +10

29 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.