O senador Eduardo Braga (MDB-AM) destacou a retomada emergencial dos serviços de manutenção da BR-319 no trecho entre o Distrito de Realidade e Humaitá, resultado de articulação junto ao Ministério dos Transportes e da atuação do DNIT no Amazonas. O segmento havia sido fortemente afetado pelo intenso tráfego de veículos pesados, o que comprometeu as condições de circulação.

As frentes de trabalho chegaram ao local na última sexta-feira (12). Os serviços avançaram ao longo do fim de semana e seguem de forma contínua, com o objetivo de garantir melhores condições de tráfego para quem utiliza a rodovia.
“O nosso trabalho é permanente. Atuamos para garantir respostas imediatas diante de problemas pontuais, sem perder de vista a solução definitiva, que é a pavimentação da BR-319, uma luta histórica do nosso mandato”, afirmou Braga.

Além da manutenção emergencial, o senador destacou avanços estruturais ao longo da rodovia. A ponte sobre o rio Curuçá já foi entregue, enquanto a ponte do Autaz-Mirim segue em obras, com previsão de conclusão em fevereiro. Com a entrega dessas estruturas, será possível iniciar as obras da ponte sobre o rio Igapó-Açu, atualmente a única travessia por balsa na BR-319.

No trecho entre os quilômetros 198 e 250, já há asfalto novo sendo aplicado, com cerca de oito quilômetros pavimentados. Com a conclusão das licitações em andamento, a expectativa é alcançar 52 quilômetros totalmente pavimentados.
Segundo o DNIT, a manutenção permanente tem garantido a circulação regular de caminhões pela rodovia, o que demanda monitoramento constante. O órgão reforça que a BR-319 nunca recebeu tantos recursos e volume de trabalho como agora, reflexo da prioridade dada pelo governo federal e da atuação do senador Eduardo Braga na articulação e no acompanhamento das ações.
Braga acrescentou que a rodovia passou a contar com um novo instrumento legal criado pelo Congresso Nacional, a Licença Ambiental Especial (LAE). Essa modalidade estabelece um rito específico de licenciamento para obras consideradas estratégicas para o país, oferecendo mais segurança jurídica e previsibilidade, sem afastar as exigências ambientais.
De acordo com o senador, a BR-319 se enquadra nesse modelo por ser fundamental para a integração nacional, ligando o Amazonas ao restante do país. A expectativa é que, com esse novo mecanismo, seja possível avançar no licenciamento e viabilizar a licitação do Trecho do Meio, etapa decisiva para a pavimentação definitiva da rodovia.

