Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 9 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeito David Almeida acompanha retirada de lixo na ecobarreira do Mindu e anuncia implantação de 10 novas estruturas em Manaus
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida acompanha retirada de lixo na ecobarreira do Mindu e anuncia implantação de 10 novas estruturas em Manaus

Redacao News AmBy Redacao News Am6 de outubro de 2025Updated:8 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, nesta segunda-feira, 6/10, a retirada do lixo acumulado na ecobarreira instalada no passeio do Mindu, na zona Centro-Sul da capital. O alto volume de resíduos foi provocado pelas fortes chuvas que atingem a cidade neste período, quando o descarte inadequado de lixo nas ruas acaba sendo levado pelas enxurradas até os bueiros, igarapés e esgotos. Durante a vistoria, o prefeito anunciou a implantação imediata de mais duas ecobarreiras, dentro do plano que prevê a instalação de dez novas unidades em diferentes pontos da cidade.

“Estamos aqui no passeio do Mindu vendo a quantidade de lixo que a ecobarreira segura. É um trabalho que a prefeitura tem feito há mais de um ano. Já seguramos nessas ecobarreiras, desde o início do ano, mais de 2.700 toneladas de lixo, impedindo que chegue até o rio Negro. Isso é um trabalho de conscientização que estamos fazendo”, destacou o prefeito.

David Almeida reforçou que o problema não está no descarte direto de resíduos nos igarapés, mas no comportamento irregular de deixar o lixo nas calçadas fora do horário da coleta.

“Esse lixo não é descartado no igarapé. É aquela sacola de lixo que você colocou na frente da sua casa, ou perto de um bueiro. Quando chove, a água leva tudo para os igarapés, entope os bueiros e causa alagações. É isso que estamos combatendo. As ecobarreiras ficam limpas quando não chove; elas só acumulam lixo quando a chuva carrega o que foi descartado de forma errada”, explicou o prefeito.

Durante a ação, a equipe identificou um cadáver humano retido na ecobarreira, o segundo encontrado no local desde a implantação do equipamento. O prefeito informou que as autoridades competentes, como a Polícia Civil do Amazonas e o Instituto Médico Legal (IML), foram acionadas.

“Além de cumprir seu papel ambiental, as ecobarreiras também acabam ajudando na questão da segurança pública. Esse é o segundo corpo retido aqui. Quem sabe, essa estrutura também possa ajudar a elucidar um crime”, afirmou David Almeida.

O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, destacou o impacto positivo das ecobarreiras na cidade e confirmou o avanço do projeto com novas instalações.

“Nesse período em que estão em funcionamento, já são mais de 700 toneladas de lixo retidas, impedindo que causem entupimentos e cheguem ao rio Negro. O prefeito David Almeida determinou a implantação de pelo menos mais dez ecobarreiras. Duas delas já autorizadas: uma na avenida 13 de Maio, próximo à feira da Manaus Moderna, e outra na área da escola de samba Vitória Régia, onde também será instalado um ecoponto”, informou o secretário.

As ecobarreiras integram as ações permanentes da Prefeitura de Manaus para preservação ambiental, prevenção de alagamentos e conscientização da população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.

— — —
Texto – Emanuelle Baires – Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito
Disponíveis em – https://www.flickr.com/gp/prefeiturademanaus/2mZJ782XaP

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/limpeza/acao-de-limpeza-3/

destaque prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeito Renato Junior anuncia novo secretário da Semed e prioridades estratégicas para mobilidade, infraestrutura e educação em Manaus

6 de abril de 2026

Boi Garantido celebra lançamento do álbum “Parintins: Portal do Encantamento” e anuncia nova sinhazinha

5 de abril de 2026

Prefeito Renato Junior apresenta prioridades e fortalece compromisso com uma gestão próxima e resolutiva em Manaus

2 de abril de 2026

Prefeito Renato Junior nomeia Heliatan Botelho para a Semad

2 de abril de 2026

Prefeito Renato Junior reforça compromisso com gestão próxima, eficiente e voltada para resultados durante entrevistas

1 de abril de 2026

Prefeitura de Manaus lança editais dos programas Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação para 2026

26 de março de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.