Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 7 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeito David Almeida alinha forças de infraestrutura e limpeza pública para operação intensiva diante da chegada das chuvas mais intensas
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida alinha forças de infraestrutura e limpeza pública para operação intensiva diante da chegada das chuvas mais intensas

Redacao News AmBy Redacao News Am13 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O prefeito de Manaus, David Almeida, iniciou a segunda-feira, 13/10, reunindo as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para definir uma operação intensiva de drenagem, desobstrução e limpeza de igarapés, em resposta ao cenário de mudanças climáticas e ao inverno rigoroso que já começa a se manifestar na capital.

Durante o encontro, realizado na sede da Seminf, zona Centro-Sul, David Almeida conferiu de perto os maquinários, equipamentos hidráulicos e materiais utilizados em obras de drenagem superficial e profunda, como tubulações de concreto, escavadeiras hidráulicas e caminhões hidrojato, que serão empregados nas ações emergenciais de desobstrução de bocas de lobo, bueiros e galerias.

“O verão atípico trouxe chuvas intensas, e estamos nos antecipando ao próximo inverno para minimizar os impactos das enchentes. Nossas equipes vão adentrar os igarapés, fazer a desobstrução dos bueiros e a limpeza das drenagens, para que a cidade enfrente o período chuvoso da melhor forma possível. Peço também o apoio da população, o lixo descartado de forma irregular entope bueiros, obstrui as bocas de lobo e agrava os alagamentos. Faça a sua parte. A prefeitura está nas ruas, todos os dias, para garantir uma Manaus mais segura e com melhor qualidade de vida”, destacou David Almeida.

O vice-prefeito e secretário da Seminf, Renato Junior, ressaltou que a antecipação das chuvas exige trabalho redobrado e integração entre as secretarias.

“Em Manaus, o verão deu lugar à chuva, e chuvas fortes. O inverno se antecipou com força, e a Prefeitura de Manaus intensifica as ações para proteger a cidade. Equipes e maquinários da Seminf e Semulsp estão nas ruas. O trabalho vai ser puxado, dia e noite, atuando em mais de 30 pontos de alagamento com desassoreamento de igarapés, desobstrução e limpeza de caixas coletoras, além da manutenção das redes de drenagem. É um esforço contínuo para minimizar os impactos e garantir a segurança da cidade e da população”, afirmou Renato Junior.

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, reforçou que o trabalho integrado é essencial para o enfrentamento do novo regime climático que afeta a capital.

“Estamos intensificando a limpeza urbana, com foco nos pontos críticos de acúmulo de resíduos sólidos e nas áreas que sofrem com a drenagem comprometida. As mudanças climáticas exigem que trabalhemos de forma preventiva e permanente. O prefeito David Almeida determinou que todas as frentes de trabalho atuem com prioridade nas zonas mais afetadas, para evitar que o lixo cause obstruções e agrave os impactos das chuvas”, afirmou Sabá Reis.

As ações conjuntas entre Seminf e Semulsp incluem serviços de desassoreamento de igarapés, recuperação de caixas de inspeção, substituição de tampas de poços de visita e aplicação de técnicas de microdrenagem em áreas críticas da cidade.

O objetivo é restabelecer a eficiência do sistema de drenagem urbana, reduzindo o risco de alagamentos e garantindo a segurança hídrica e sanitária da população.

Com a chegada antecipada das chuvas, a Prefeitura de Manaus intensifica o planejamento técnico-operacional para o enfrentamento do inverno amazônico, em um contexto de anomalias climáticas que têm reduzido a duração do verão e aumentado a frequência de precipitações.


Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/prevencao/infraestrutura-e-limpeza-publica/

destaque prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Boi Garantido celebra lançamento do álbum “Parintins: Portal do Encantamento” e anuncia nova sinhazinha

5 de abril de 2026

Prefeitura de Manaus lança editais dos programas Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação para 2026

26 de março de 2026

David Almeida acompanha famílias em abrigo e reforça acolhimento após chuvas intensas em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega 1,5 mil registros definitivos e ultrapassa marca de mais de 16 mil imóveis regularizados em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega nova etapa do cemitério vertical e soluciona déficit histórico de sepultamentos em Manaus após mais de 40 anos sem novos espaços

24 de março de 2026

Prefeito David Almeida anuncia 3º megafeirão com mais de 2 mil vagas e amplia política de empregabilidade em Manaus

24 de março de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.