Estão abertas as inscrições para o credenciamento do programa “Ração do meu pet”, edital de chamamento público sancionado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, na segunda-feira, 22/12, e publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa terá duração de 12 meses e contemplará até mil tutores, com renda per capita de um salário mínimo, com ração para cachorro ou gato.
O chamamento público será coordenado pela Subsecretaria de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e tem como objeto o credenciamento de responsáveis (pessoas físicas) pelo cuidado de cães e gatos visando diminuir o quantitativo de animais em vulnerabilidade do município.
“Hoje anunciamos a abertura das inscrições para o programa ‘Ração do meu pet’. Esse é um passo importante que damos em Manaus, para avançar nos cuidados com os animais domésticos. Agora, os tutores que recebem até um salário mínimo podem contar com o auxílio da Prefeitura de Manaus nessa missão tão nobre que é cuidar dos pets”, afirmou David Almeida
A inscrição será realizada exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponibilizado pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8MwQv1zi2m5qbsmJSUMxYL0KbJ7oYNlWWvw7Umf0swMK7nw/viewform?usp=dialog com documentos anexos obrigatórios, até o dia 7 de janeiro de 2026. Os selecionados serão divulgados no DOM.
Serão selecionados até mil beneficiários, com renda máxima per capita de um salário mínimo vigente. A quantidade de ração distribuída será mensal, definida com base na quantidade de animais sob tutela. Para responsáveis por 3 a 5 cães, será dado 1 saco de 15 quilos de ração. De 3 a 5 gatos, 1 saco de 10 quilos. De 6 a 10 cães, são 2 sacos de 15 quilos. Já para 6 a 10 gatos, são 2 sacos de 10 quilos. De 6 a 10 cães e gatos, são 1 saco de 15 quilos e 1 saco de 10 quilos de ração.
Com a distribuição gratuita de ração, o programa “Ração do meu pet” busca garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade, que não precisarão mais escolher entre alimentar a si ou aos seus animais. Ele também alivia o custo para cuidadores e protetores que abrigam dezenas de animais com poucos recursos, ajudando a combater o crescimento exponencial de animais abandonados nas ruas de Manaus.
Segundo o subsecretário da Semmas, Albert Valente, o programa representa um avanço concreto na política pública de proteção animal. “Estamos unindo cuidado social e respeito à vida dos nossos animais, garantindo dignidade às famílias em vulnerabilidade e apoio direto aos protetores que fazem um trabalho essencial na cidade de Manaus. Mais do que distribuir ração, o programa é um gesto de humanidade. Ele reconhece que os animais são parte da família e que cuidar deles é também cuidar da dignidade das pessoas. É uma política que une respeito, compaixão e compromisso social”, destacou o subsecretário.
O programa “Ração do meu pet” foi uma proposição do vereador Kennedy Marques. Ele afirmou que o lançamento do programa é uma vitória para toda classe que defende os direitos dos animais. “Fico muito satisfeito em ver esse projeto pelo qual sempre lutei, ganhar força com a adesão da prefeitura da nossa cidade, que compreendeu a urgência da causa. Quando o poder público se une em favor da causa animal, quem ganha é a cidade, os tutores e, principalmente, os animais”, destacou o vereador.
Os beneficiários deverão retirar a ração conforme cronograma e local a serem divulgados pela Prefeitura de Manaus. A retirada ocorrerá de forma mensal, pelo período de três meses.
Os documentos necessários são: CPF ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica; comprovante de residência ou declaração de próprio punho com endereço completo, com localizador digital; comprovante de renda ou declaração; declaração de aptidão emitida pelo corpo técnico da Subsecretaria de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal; lista de animais sob tutela validada pela Subsecretaria de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal; fotografias atualizadas dos animais e do local onde vivem; comprovante de castração dos animais e carteira de vacinação, com comprovante de vacina antirrábica atualizada. As declarações emitidas previstas no edital terão validade de três meses a contar da data de emissão, podendo ser revalidadas por igual período.
A Prefeitura de Manaus ressalta que os tutores só serão beneficiados se comprovarem as condições de saúde, castração dos animais e condições do espaço no qual os animais vivem, tanto espaço físico quanto a questão de higiene. As informações referentes ao bem-estar dos animais serão de responsabilidade do beneficiário, e poderão ser requeridas pela Semmas.
Texto – Thiago Fernando / Semcom e Taianna Castro / Semmas
Fotos – Arquivo / Semcom

