Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 1 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Coleta Seletiva Porta a Porta’ para ampliar recolhimento de lixo reciclável
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Coleta Seletiva Porta a Porta’ para ampliar recolhimento de lixo reciclável

Redacao News AmBy Redacao News Am1 de abril de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), lançou, nesta segunda-feira, 1º/4, o projeto “Coleta Seletiva Porta a Porta”, com a meta de ampliar o recolhimento de lixo reciclável na capital, que também é realizado por meio dos Pontos de Entrega Voluntária de Lixo Reciclável, chamados de PEVs, instalados no estacionamento de supermercados da cidade.

Somente no ano passado, a Semulsp contabilizou o recolhimento de 14 mil toneladas de resíduos em 48 PEVs e a expectativa é de que esse número salte para 25 mil toneladas com o Coleta Seletiva Porta a Porta. O novo projeto teve início no bairro Dom Pedro, na zona Centro-Oeste, e em Flores, na zona Centro-Sul, recolhendo material reciclado de residências informadas previamente.

“Esse projeto tem como benefícios a preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda, porque todos os resíduos recolhidos nesse projeto de coleta seletiva são doados para as associações de catadores. Nesse momento, você gera emprego, renda e dignidade para os catadores. E, o meio ambiente, evidentemente, é beneficiado por isso”, disse o coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz.

O “Coleta Seletiva Porta a Porta” vai recolher lixo reciclável, semanalmente, em residências de bairros já programados, previamente informados pela equipe de educadores ambientais e orientados sobre o tipo de material que deve ser separado. No dia programado, os caminhões da Semulsp passarão para realizar a coleta.

Os moradores do bairro Dom Pedro aprovaram a iniciativa, pois estavam descartando o lixo reciclável no PEV instalado no estacionamento do supermercado mais próximo, mas com a coleta na porta de suas casas e estabelecimentos esse serviço será facilitado.

A professora Silvânia Rocha disse que a escola onde trabalha já recolhe o material reciclado produzido diariamente, mas que agora será mais rápido o descarte. “Agora, ficou mais fácil. Porta a porta, não tem como você acumular lixo, né? Assim evitamos coisas que atraem ratos, baratas. Então, é bem melhor com a coleta seletiva”, contou.

A moradora Bernadete Galvão agradeceu pelo projeto ter sido lançado, pois, morando sozinha, era trabalhoso levar o lixo reciclável para o PEV mais próximo de sua residência. “Eu sou sozinha e ficava difícil levar até o supermercado. Agora vai facilitar”, disse.

O maior objetivo do projeto “Coleta Seletiva Porta a Porta” é a preservação do meio ambiente, evitando o descarte incorreto de lixo, e também possibilitando a geração de emprego e renda para associações de catadores que trabalham com material reciclável.


Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticias/meio-ambiente/coleta-seletiva/

Texto – Geraldo Farias / Semcom
Fotos – Valdo Leão / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBjADx

prefeitura de manaus semulsp
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeitura de Manaus lança editais dos programas Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação para 2026

26 de março de 2026

David Almeida acompanha famílias em abrigo e reforça acolhimento após chuvas intensas em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega 1,5 mil registros definitivos e ultrapassa marca de mais de 16 mil imóveis regularizados em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega nova etapa do cemitério vertical e soluciona déficit histórico de sepultamentos em Manaus após mais de 40 anos sem novos espaços

24 de março de 2026

Prefeito David Almeida anuncia 3º megafeirão com mais de 2 mil vagas e amplia política de empregabilidade em Manaus

24 de março de 2026

David Almeida entrega no bairro Colônia Antônio Aleixo 36° complexo esportivo e amplia estrutura de esporte e lazer na zona Leste

23 de março de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.