Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 7 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Servidores do Implurb recebem homenagem em sessão especial do Dia do Arquiteto
Prefeitura de Manaus

Servidores do Implurb recebem homenagem em sessão especial do Dia do Arquiteto

Redacao News AmBy Redacao News Am11 de dezembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Quem desenha a cidade com técnica e sensibilidade ganhou homenagem especial, no Poder Legislativo, alusivo ao Dia do Arquiteto, celebrado no dia 15 de dezembro. Em sessão especial na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na quarta-feira, 10/12, profissionais da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), receberam troféus, em solenidade proposta pelo vereador Kennedy Marques, com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM).

A solenidade reconhece o trabalho de quem transforma o cotidiano em espaço, e o espaço em pertencimento. A data, comemorada em 15 de dezembro, faz referência ao aniversário de Oscar Niemeyer, mestre das curvas e eterno símbolo de uma arquitetura que emociona. E nada mais justo do que dedicar esse momento a quem segue esse legado na prática, todos os dias, construindo uma Manaus mais humana e possível.

Para o diretor de Planejamento do instituto (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a homenagem representa o destaque aos profissionais que se dedicam à arquitetura e ao urbanismo da capital, em diversas áreas, de projetos urbanos ao serviço público, passando pelo designer de interiores, iniciativa privada e acadêmica.

“É muito gratificante essa homenagem como reconhecimento por todos os nossos esforços em poder promover a arquitetura e o urbanismo em Manaus, desde a legislação em si, com o Plano Diretor, quanto na questão de controle, referente a aprovação e a fiscalização de obras irregulares. E ainda temos os projetos que o Implurb vem desenvolvendo nesta gestão do prefeito David Almeida, com papel preponderante”, comentou Cordeiro.

O arquiteto recorda que o instituto foi criado para pensar a cidade e seus territórios, o que não é uma tarefa fácil, diante do crescimento de Manaus, durante décadas, sem planejamento. “Partindo das premissas do Estatuto das Cidades, com o novo formato dos planos diretores, a autarquia nasceu para promover a qualificação dos espaços urbanos e do zoneamento. E estamos desenvolvendo iniciativas que atendem os parâmetros e inúmeros projetos entregues e outros em execução”, completou.

Presidente do CAU-AM, Fabricio Santos agradeceu a sessão especial, representando não apenas uma data significativa para a categoria, mas uma oportunidade ímpar de diálogo e reflexão sobre o papel do arquiteto e a relevância da arquitetura e do urbanismo para as cidades e para as pessoas.

“Priorizamos a responsabilidade técnica na busca constante por uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista é, portanto, celebrar a arquitetura e o urbanismo, reconhecendo o papel fundamental e a responsabilidade social de garantir a todos o direito à cidade. O papel do arquiteto transcende a estética e a funcionalidade; envolve a arquitetura como ferramenta para a saúde, a educação, o planejamento urbano, a sustentabilidade, a mobilidade e a cultura”, afirmou.
Diretora de Operações (Diop) do Implurb, a arquiteta e urbanista Jeane Rocha também foi uma das homenageadas na sessão. Com 24 anos de profissão, ela agradeceu, especialmente, por ser sua primeira vez a receber um destaque pela carreira que escolheu. “Esta é uma homenagem tão importante não só para mim, mas para todos os colegas arquitetos de todos os segmentos. Agradeço a iniciativa do vereador e destaco a importância dos novos profissionais terem conhecimento sobre as legislações vigentes para o encaminhamento da viabilidade dos seus projetos, da forma mais assertiva”.

À frente da Divisão de Controle (Dicon) do Implurb, a arquiteta e urbanista Maria Aparecida Froz acredita que arquitetos são instrumentos para projetos melhores de vida e construção de ambientes para agregar à vida dos cidadãos. “Ser arquiteto é projetar o melhor para que cada cidadão possa habitar dentro de um imóvel com dignidade, com sua família e serem felizes dia a dia. Ser arquiteto é zelar pelo mundo melhor, de forma segura, com a tecnologia, de cada dia edificar o mundo para prestar serviço à população”.


Texto – Claudia do Valle/Implurb
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/reconhecimento/prefeitura-implurb-homenagem-diadoarquiteto/
Fotos – Divulgação/CMM

prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeitura de Manaus lança editais dos programas Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação para 2026

26 de março de 2026

David Almeida acompanha famílias em abrigo e reforça acolhimento após chuvas intensas em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega 1,5 mil registros definitivos e ultrapassa marca de mais de 16 mil imóveis regularizados em Manaus

26 de março de 2026

Prefeito David Almeida entrega nova etapa do cemitério vertical e soluciona déficit histórico de sepultamentos em Manaus após mais de 40 anos sem novos espaços

24 de março de 2026

Prefeito David Almeida anuncia 3º megafeirão com mais de 2 mil vagas e amplia política de empregabilidade em Manaus

24 de março de 2026

David Almeida entrega no bairro Colônia Antônio Aleixo 36° complexo esportivo e amplia estrutura de esporte e lazer na zona Leste

23 de março de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.