Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 1 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Governo do Amazonas»Wilson Lima afirma que Amazonas pode derrotar o novo coronavírus, mas esforços devem ser mantidos
Governo do Amazonas

Wilson Lima afirma que Amazonas pode derrotar o novo coronavírus, mas esforços devem ser mantidos

By 19 de maio de 2020Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Governador destaca avanços e pede que as pessoas mantenham o isolamento social

O governador Wilson Lima afirmou, nesta segunda-feira (18/05), em vídeo postado nas redes sociais, que o Amazonas está no caminho certo para derrotar o novo coronavírus, mas os esforços para superar a pandemia devem ser mantidos.

Como resultado do trabalho do Governo do Estado para melhorar o atendimento à população e ampliar a oferta de leitos, as unidades de urgência e emergência da capital conseguiram desafogar fluxos, em especial nas Salas Rosas, e qualificar a assistência. As autoridades de saúde também têm registrado uma diminuição no número de sepultamentos.

“Tivemos, nos últimos dias, uma redução na taxa de ocupação das nossas estruturas de saúde voltadas para o atendimento aos casos de coronavírus. Isso foi resultado das ações efetivas tomadas pelo Estado. Mais do que dobramos a quantidade de leitos de UTI, aumentamos a quantidade de leitos clínicos, contratamos quase mil profissionais de saúde, equacionamos o problema com EPIs e aumentamos a testagem”, pontuou o governador.

Para Wilson Lima, no entanto, os indicadores ainda não dão segurança suficiente para um relaxamento das medidas de restrição adotadas pelo governo estadual e prorrogadas até o dia 31 de maio. Um estudo coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) mostrou que essas medidas foram fundamentais para reduzir a pressão sobre o sistema de saúde.

“Tudo indica que nós estamos no caminho certo, mas aqui eu faço um alerta a todos os manauaras, a todos os amazonenses: se afrouxarmos o isolamento e as medidas de proteção, tudo isso pode ir por água abaixo. Estamos falando de vida ou morte. Nós conseguimos melhorar os atendimentos, testar e curar mais pessoas, salvar vidas, isso se deve muito à parcela da população que cumpriu a sua parte e se protegeu. Descuidar agora provocaria uma nova onda, com as mesmas dificuldades do começo”, afirmou Wilson Lima.

Para o governador, a população tem papel fundamental no enfrentamento à pandemia e na redução do seu impacto no interior do estado. “Eu falo em nome de técnicos e profissionais da área de saúde, que são unânimes em afirmar que uma nova onda nos obrigaria a medidas mais rígidas. Por favor, se proteja, fique em casa. Use tudo que estiver ao seu alcance para evitar o contágio, proteja a sua família, proteja a vida de quem você mais ama. Nós podemos, sim, derrotar o coronavírus, desde que mantenhamos o esforço e sigamos o que nos diz a área de saúde”, avaliou.

Melhorias – Um conjunto de medidas implementadas pela Secretaria de Saúde (Susam), como a reorganização de fluxos, contratação de profissionais e atendimento remoto, tem se refletido na situação das unidades de urgência e emergência que recebem casos do novo coronavírus.

Os leitos para Covid-19, na rede estadual, foram ampliados de 639, no início da pandemia, para 1.138, um aumento de 65,7%. Hoje, são 243 leitos de UTI e 816 clínicos, além de 79 de sala vermelha, disponíveis para pacientes com a doença.

Além disso, dados do Sistema de Regulação da Susam mostram aumento do número de remoções inter-hospitalar por meio do Sistema de Transferência de Emergências Reguladas (Sister), reduzindo a fila de espera na capital e no interior.

Ações para o interior – Os municípios do interior também estão adotando medidas de restrição à circulação de pessoas e têm recebido o suporte necessário do Governo do Estado. No último fim de semana, em parceria com o Governo Federal, foram enviados insumos e profissionais de saúde para os municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Em paralelo, o Governo do Amazonas está reforçando a rede de assistência no interior, com a instalação de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) em municípios polo, como Manacapuru, Parintins, Tefé e Coari. Para atender os pacientes mais agravados, foram montados fluxos específicos para remoção via UTI aérea para a capital, onde funcionam as unidades de referênciapara a Covid-19.

Foto: Maurílio Rodrigues/Secom

amazonas coronavírus derrotar governador wilson lima
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Polícia Civil e Guarda Municipal desarticulam grupo de tráfico de drogas em Uarini

23 de junho de 2025

Festival de Parintins 2025: Visita guiada ao Bumbódromo inicia na quarta-feira

23 de junho de 2025

Governador Wilson Lima moderniza serviços ambientais com lançamento de aplicativo e inteligência artificial

5 de junho de 2025

Governador Wilson Lima anuncia mutirão de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas

5 de junho de 2025

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado

4 de maio de 2025

Bem-estar no trabalho: UEA promove evento sobre saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial para servidores

29 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.