Mais de 3 mil moradores do conjunto Cidadão 9, Distrito Industrial 2, zona Leste, são beneficiados com a ação integrada da Prefeitura de Manaus com obras de infraestrutura, limpeza pública e saúde. São aproximadamente 30 ruas que estão recebendo a recuperação do asfalto, com a operação tapa-buraco, varrição, capinação e retirada de resíduos e o acompanhamento do controle de endemias.
Em três pontos específicos, onde há focos de erosão, comprometimento de vias e risco de desabamento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está fazendo o trabalho de contenção e drenagem para posterior recuperação do asfalto.
Nesta quinta-feira, 24/1, o prefeito Arthur Virgílio Neto esteve no local acompanhando os trabalhos. “O desleixo deixou Manaus entregue à própria sorte. Estamos corrigindo isso há seis anos. Aqui, por exemplo, nós temos oito mil metros cúbicos de erosão, que vem lá de baixo, aproximadamente 35 metros e a gente vai protegendo por etapas, até chegar ao nível da rua e podermos colocar o asfalto”, explicou o prefeito.
Em todo o conjunto, além das máquinas e trabalhadores da Seminf, que atuam na recuperação asfáltica e nas obras de contenção, também trabalham equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) com os serviços de varrição, capinação e retirada de resíduos. “Estamos fazendo um mutirão de limpeza pública muito grande, que vai se estender por todo o conjunto. São todos trabalhos muito importantes”, destacou o prefeito que também lembrou que, além desses serviços, o conjunto Cidadão 9 já é totalmente contemplado com iluminação a LED.
O secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, destacou que o trabalho realizado no conjunto Cidadão 9 foi planejado. “Planejamos e estamos executando em aproximadamente 30 ruas. Só vamos sair quando a última rua for concluída e esse trecho é de suma importância, porque já estavam comprometendo a segurança das pessoas”, reforçou.
Durante toda a sua permanência na obra, o prefeito foi acompanhado por um grande grupo de moradores satisfeitos com suas reivindicações sendo contempladas. “Estamos com fortes expectativas de melhoria a partir da conclusão dessa obra, principalmente desse trecho da erosão”, afirmou a moradora do conjunto, Mara Oliveira.
Moradia
O prefeito anunciou, também, que em breve haverá um novo grande esforço de regularização fundiária para a zona Leste. “Temos que legitimar para as pessoas ficarem donas das suas casas”, observou. Segundo o subsecretário de Habitação, José de Arimatéia, em breve será divulgada a data da nova ação, além da conclusão dos processos de regulação do bairro Colônia Antônio Aleixo, que beneficia aproximadamente 5 mil moradores.
Fonte: Semcom