News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 21 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Amazonas»Estudantes indígenas terão curso técnico de Agente de Saúde a partir de fevereiro
Amazonas

Estudantes indígenas terão curso técnico de Agente de Saúde a partir de fevereiro

By 31 de janeiro de 2019Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com o objetivo de preparar profissionais para serem Agentes Indígenas de Saúde, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc/AM) implementa o Curso Técnico em Nível Médio em municípios do interior. A formação inicia em fevereiro em Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Maués, Borba e Autazes.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE), Nilton Carlos, cerca de 250 agentes serão habilitados para atuar localmente. “Após a habilitação, os agentes desenvolverão ações de cuidado e proteção da saúde indígena de suas comunidades”, explicou.

Um dos principais objetivos da formação envolve habilitar os cursistas como agentes de prevenção de doenças e promover o uso dos saberes tradicionais. O curso terá ainda interfaces com as áreas de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Cidadania, auxiliando e desenvolvendo de atividades inerentes à profissão.

Nessa primeira etapa, o curso será ministrado nos municípios de forma presencial e simultânea, de acordo com o técnico da Gerência de Educação de Escolas Indígenas (GGEI) e membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI/AM), Alcilei Vale Neto.

“A formação presencial deve assegurar a profissionalização dos discentes, garantindo o direito de exercerem a profissão de maneira legal, modificando suas vidas, bem como das comunidades em que atuam, possibilitando ainda a continuidade de estudos”, disse Alcilei. “Os alunos farão o curso no contraturno ao período de seu ano letivo normal, de Ensino Médio”, completou.

A estrutura do curso possui um total de 3.860h (três mil oitocentos e sessenta horas), sendo: 2.520h (duas mil, quinhentos e vinte horas) para o Ensino Médio, e 1.340h (mil trezentas e quarenta horas) para a parte técnica, onde estarão inclusas 300h (trezentas horas) de Prática Profissional. A diplomação acontecerá após o aluno concluir carga horária total que o habilitará em Técnico de Nível Médio em Agente Indígena de Saúde.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc

agente estudantes governo indígenas qualidade de ensino
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Instituto ATOS inicia um novo projeto educacional em Manaus

5 de maio de 2025

Bem-estar no trabalho: UEA promove evento sobre saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial para servidores

29 de abril de 2025

TRE-AM lança campanha #VemSerMesário

29 de abril de 2025

‘Semed em Movimento’ visita 84 escolas da Prefeitura de Manaus na zona rural

28 de abril de 2025

CONAPIR REALIAZA EVENTO PREPARATÓRIO EM MANAUS PARA A CONFERÊNCIA QUE IRÁ ACONTECER EM BRASÍLIA

25 de abril de 2025

Inscrições para o workshop ‘Educação Financeira para Artistas e Empreendedores’ seguem até quarta-feira

22 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.