Alegria, samba no pé, apresentação dos destaques do carnaval 2019 e muita descontração, marcaram o segundo ensaio itinerante da Escola de Samba Primos da Ilha, na noite desta sexta-feira (18) na Quadra dos Marupiaras, bairro Petrópolis, zona Zul da capital.
A Escola de Samba Primos da Ilha vem este ano com muita garra para fazer bonito na avenida e assim levar tão sonhado troféu de Campeã do Carnaval 2019 para a comunidade. Com o enredo “Não queremos aceitação, queremos respeito, se quer falar de cura, cure o seu pré-conceito”. A Primos da Ilha pretende sacudir a avenida e deixar sua mensagem.
“Sabemos que o sambam surgiu com o objetivo de contar através da dança e da música tudo o que os negros sofreram e sofrem. Hoje a maioria dos nossos brincantes participam de danças folclóricas e são da classe GLBT. Muitos deles sofrem pré-conceitos, com isso pensamos em mostrar o melhor dessas pessoas na avenida e dar um fim ao pré-conceito”. Declarou o diretor.
Dona Glaucinei Silva é a baiana mais antiga da Primos da Ilha. ela nos fala da paixão pela escola. “Eu dança na escola desde que ela surgiu, e todos os anos fico torcendo para que chegue logo o carnaval e assim poder desfilar na avenida. Quando a escola completou 15 anos eu fiquei emocionada pois me senti como se estivesse na festa de aniversário de uma filha. A Primos da Ilha pra mim representa amor, amizade, o melhor da comunidade’. Contou emocionada.
O ensaios da escola estão sendo realizados nas quadras das danças folclóricas parceiras . Randara Ferreira é coordenadora da comissão de frente da Primos e pretende surpreender o público com uma apresentação teatral em plena avenida. A Escola vai desfilar na passarela do samba no dia 2 de março às 20h e contará com participação de 2 mil brincantes.
Primos da Ilha
O Grêmio Recreativo Carnavalesco Primos da Ilha (frequentemente referida como Primos da Ilha ou apenas ILHA) é uma escola de samba de Manaus. Sua quadra está localizada na Rua Gaudêncio Ramos, no bairro do São Francisco. Foi fundada dia 21 de Março de 1990 por Nelson de Medeiros, ex-presidente da Vitória-Régia da Praça 14. É a agremiação do Grupo de Acesso “A” que mais possui títulos, oito ao total, além de participar dos desfiles do Grupo Especial de 1993 à 1995, 2005 à 2006 e 2016, atualmente com o rebaixamento da Sem Compromisso a escola sobe para desfilar no grupo Especial de 2019.