Cumprimento da data-base retroativa, melhoria das condições de trabalho no Instituto de Criminalística, reclassificação da categoria e ampliação do quadro de servidores para alcançar o interior. Essas foram algumas das demandas ouvidas durante a reunião entre a direção da Assembleia Legislativa do Amazonas e representantes do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Estado do Amazonas (Sinpoeam) nesta segunda-feira, 18. O encontro foi mediado pela vice-presidente da Casa, deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), e pelo deputado Delegado Péricles (PSL), ambos membros da Comissão de Segurança Pública.
Após ouvir todas as demandas, a deputada elogiou o trabalho desenvolvido pelos peritos do Amazonas, que segundo Alessandra está entre os melhores do Brasil em termos de qualificação. Para ela, a categoria é estratégica para o sistema de Segurança Pública e, por esse motivo, precisa da intermediação do Poder Legislativo para obtenção de êxito em seus pleitos.
Alessandra disse que seu objetivo enquanto representante da presidência da Assembleia e membro da Comissão de Segurança junto com os deputados Delegado Péricles e Cabo Maciel é criar um projeto de reestruturação geral da Segurança Pública.
“Isso passa, com certeza, pelos peritos porque se você não tiver um perito com boas condições de trabalho você não vai ter condições, por exemplo, de solucionar crimes, da mesma forma que a polícia não funciona sem inteligência e sem o efetivo da PM na rua. Nós somos um conjunto, uma máquina e todas as engrenagens têm que estar funcionando”, explicou a deputada.
Ao final do encontro ficou acordado que será solicitado ao deputado Cabo Maciel, presidente da Comissão de Segurança da Casa, o agendamento de uma nova reunião na qual serão convidados integrantes dos diversos setores da Polícia Civil para uma explanação sobre as necessidades da instituição.
Interior sem perícia, alerta sindicato
Para a presidente do Sinpoeam, Viviany Pinto, a articulação no Legislativo para garantir o cumprimento da data-base é o primeiro objetivo da categoria. As melhorias das condições de trabalho e ampliação do quadro também estão na pauta de discussões. Atualmente são 171 peritos em atividade no Estado, mas o alcance do trabalho desses profissionais fica limitado aos municípios onde é possível ter acesso de carro.
“O motivo da reunião foi estreitar laços com a Casa, principalmente com a Comissão de Segurança Pública. A perícia reivindica a data-base de 2015 a 2018 e também gostaríamos de ser contemplados com a de 2019. A data-base é um direito do servidor”, disse Viviane.
Bancada fortalecida
Um dos novos integrantes da bancada da Segurança Pública na Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Péricles destacou a união do grupo em torno das principais demandas do tema.
“Nós recebemos nossos colegas representantes da perícia, assim como nós recebemos representantes de outras categorias do sistema de Segurança Pública. Eles trouxeram as reivindicações que achamos justas em relação à reclassificação, as condições de trabalho atuais que são péssimas, trouxeram também a questão da data-base. Vamos trabalhar unidos e eles sabem que podem contar com o nosso apoio aqui na Assembleia Legislativa”, disse Péricles.
Asscom – Dep. Estadual Alessandra Campêlo (MDB)
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Henderson Martins (92) 99350-4742
Fotos: Jimmy Christian