Após denúncias de contaminação da água no município de Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus), por determinação do governador Wilson Lima, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA), flutuante de captação e toda estrutura de distribuição de água da cidade.
Engenheiros, químicos e laboratoristas da Cosama realizaram testes e constataram que, além da falta de materiais para o preparo da água e o laboratório para análises, os equipamentos que realizam todo o processo estão quebrados. A estrutura também está precisando de manutenção e investimentos.
De acordo com o presidente da Cosama, Armando do Vale, os técnicos apresentarão um relatório ao Governo do Estado para que uma possível parceria seja realizada, no intuito de oferecer água de qualidade à população. “Queremos ajudar, mas para isso é preciso que tudo seja feito dentro da legalidade. Já realizamos essa primeira visita e agora vamos apresentar o relatório ao prefeito para que o mais rápido possamos realizar um plano de ação e levar uma solução aos moradores de Atalaia”, afirmou Armando do Vale.
A inspeção foi feita a pedido do prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, em razão de a situação ter piorado com o período de cheia do rio Javari. Retirada diretamente do rio, a água em Atalaia vem sendo repassada com uma cor escura e sem qualquer tipo de filtragem ou trato com substâncias químicas.
Segundo levantamento realizado pelo departamento técnico da Cosama, existem em Atalaia do Norte 1.403 ligações de água ativas e menos de 60 hidrômetros instalados.