A parlamentar quer polos nos municípios de Coari e Benjamim Constant
A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (PP) declarou apoio ao projeto do Governo Federal, que cria mais duas universidades federais no Amazonas.
Às instalações seriam construídas no Médio e Baixo Amazonas, em Parintins e Coari e a outra no Médio e Alto Solimões nos municípios de Coari e Benjamim Constant.
Dra Mayara lembra, que o Amazonas possui apenas a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), enquanto o Estado do Pará possui três e Minas Gerais mais de sete.
O projeto, segundo a deputada muda o cenário de maneira positiva. Dando acesso a mais de dois mil alunos, somente em Coari e em Benjamim Constant.
“Coari tem total interesse em ter uma Universidade Federal, porque isso fortalece o ensino. Orçamento próprio, corpo técnico, reitoria própria, além da possibilidade da criação do tão sonhado Hospital Universitário, darão ao complexo a possibilidade de formar mão de obra qualificada, que vai contribuir para o desenvolvimento do interior”, afirmou Dra Mayara.
De acordo com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga a UFAM continuará por alguns anos sendo tutora e dando apoio às novas instituições de ensino. Ele acrescentou que agora é fundamental que o projeto saia do papel.
“Nossa questão é que saia a universidade. Questões como onde vai ser a reitoria entre outras determinações serão discutidas tudo no Congresso Nacional”, completou o reitor.
Em Coari, funciona o Instituto de Saúde e Biotecnologia com sete cursos e 1.124 alunos de nove municípios. Já Benjamin Constant abriga o Instituto de Natureza e Cultura com seis cursos oferecidos, são 1.338 estudantes de sete cidades.
O projeto está em análise em três comissões do Senado Federal e conta com apoio das da bancada amazonense em Brasília.