O governador Wilson Lima retomou, nesta sexta-feira (22/02), a agenda de reuniões com os prefeitos do interior e recebeu, na sede do Governo, na zona oeste de Manaus, a prefeita de Ipixuna, Maria do Socorro de Paula Oliveira, para discutir as demandas do município. Uma das preocupações é com a cheia deste ano.
“Algumas famílias estão abrigadas em escolas. A água invadiu as ruas e a gente tem ficado bastante preocupado, porque se continuar nesse ritmo vamos ter uma cheia histórica”, disse a prefeita. Wilson Lima adiantou que a Defesa Civil já está monitorando a subida dos rios em todos os municípios do estado, incluindo o município de Ipixuna, que estão no cronograma de ações do governo para o período de cheia.
“Nós estamos atentos à cheia deste ano e nosso esforço é para que os impactos sejam os mínimos possíveis. Nós já estamos fazendo levantamento do que é necessário, como água potável, madeira. A Defesa Civil está coordenando este trabalho e verificando todas as informações repassadas pela Prefeitura”, afirmou o governador.
A prefeita, acompanhada do vice-prefeito Francisco Saraiva e vereadores do município, entregou um lista de pedidos ao Governo, entre os quais o apoio para melhoria do serviço de abastecimento de água, reforma em escolas, a conclusão de obras no sistema viário, construção do aterro sanitário e recuperação de vicinais.
O secretário estadual de Educação, Luiz Castro, presente na reunião, informou que as reformas necessárias nas escolas de Ipixuna estão incluídas no cronograma de obras da pasta. O secretário estadual de Segurança, coronel Louismar Bonates, afirmou que na área de segurança, o estado poderá oferecer treinamento para os guardas municipais que serão contratados por meio de concurso público e que vai avaliar a possibilidade de reforçar o policiamento na cidade, que está na rota do tráfico internacional de drogas.
Na área de infraestrutura, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) está fazendo um levantamento para verificar a situação dos contratos firmados para obras no município e dar celeridade às intervenções no sistema viário e a recuperação de ramais e vicinais.
A prefeita de Ipixuna foi a décima primeira, entre os gestores municipais, a se reunir com o governador, que começou a agenda com os prefeitos do interior na semana passada. Wilson Lima vai reunir com os 61 prefeitos até o mês de abril.